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Comunicação nunca foi o forte do setor moveleiro

Por Natalia Concentino - 29 de Maio 2024

Na edição desta quarta-feira do programa 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi, o crescimento do setor de móveis na Índia está em pauta. E no Cá entre nós o tema é Comunicação.

 

A Índia teve uma taxa de crescimento anual de 6% nos últimos dez anos, com um mercado atingindo hoje US$ 20 bilhões, de acordo com uma pesquisa realizada pelo CSIL Milano.

 

Esta tendência de crescimento faz da Índia o 4º maior mercado moveleiro do mundo. Na Ásia e no Pacífico, a Índia é o segundo maior mercado de mobiliário depois da China, e um dos mercados com crescimento mais rápido previsto em 2024 e 2025, impulsionado principalmente pela crescente urbanização, expansão da classe média, investimentos crescentes nos setores residencial e não residencial, apoio governamental e modernização do varejo de móveis.

 

Já no Cá entre nós, Ari Bruno Lorandi traz uma análise sobre a importância de uma boa comunicação. E reforça que é preciso primeiro entender que comunicação não é propaganda, isso faz parte do setor comercial da empresa. 

 

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“Ingressei em mídia do setor moveleiro há exatos 41 anos e desde então uma questão permanece sem resposta. Por que as pessoas não compram mais móveis? Seria exagero dizer que só compram quando nascem, quando casam e quando se divorciam? 

 

Do ponto de vista do consumo, acredito que as pessoas compram para satisfazer seus desejos e aspirações, como luxo, status, conforto, influências sociais, emoções, valor percebido e autorrealização [...]

 

[...], mas de qualquer ângulo que se analise a questão, sempre fica evidente o papel fundamental exercido pela COMUNICAÇÃO. Ela faz toda a diferença.

 

E, então, temos um grande problema no setor moveleiro.

 

É claro que nem todo mundo desenvolve habilidades de comunicação eficazes.

 

A comunicação eficaz requer prática, empatia, compreensão mútua e um esforço consciente para superar essas barreiras. E isso precisa estar na cabeça e fazer parte da cultura da indústria, em primeiro lugar”.

 

O comentário completo e mais dois exemplos de comunicação ineficiente você confere no vídeo disponível no player acima.

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