IMG-LOGO

Confiança do comércio sobe em outubro

Por Jeniffer Oliveira - 31 de Outubro 2018

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 3,8 pontos na passagem de setembro para outubro, atingindo 92,5 pontos – o maior patamar desde maio, quando estava em 92,6 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 1,2 ponto. Os dados são da pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

Em outubro, houve melhora da confiança em 11 dos 13 segmentos pesquisados. Após cinco meses consecutivos sem resultados positivo, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,5 pontos, atingindo 88,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 4,9 pontos, passando para 97,1 pontos.

 

“Com a alta da confiança do comércio em outubro, o indicador retorna ao nível anterior ao da greve dos caminhoneiros, sugerindo que o pior momento do setor começa a ficar para trás. A recuperação nos índices que medem a situação atual e as expectativas reforça o otimismo em relação a uma retomada das vendas. Apesar do bom resultado no mês, a continuidade e intensidade da recuperação do comércio ainda estão sujeitas a melhores resultados do mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza”, avaliou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).

 

A coleta de dados para a edição de outubro da Sondagem do Comércio foi realizada pela FGV entre os dias 3 e 24 do mês e obteve informações de 1.153 empresas.

Comentários