IMG-LOGO

Para eleger as marcas TOP 20 de 2024 faltam

Dias

Horas

Minutos

Segundos
INDÚSTRIA FORNECEDOR

Confiança do consumidor melhora em fevereiro

Por Daniela Maccio - 25 de Fevereiro 2016

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) a Fundação Getulio Vargas subiu 2,1 pontos em fevereiro de 2016 atingindo 68,5 pontos. Após atingir o menor valor da série em dezembro de 2015, o índice avança pelo segundo mês consecutivo, para o maior nível desde agosto passado (70, pontos).

 

Em comunicado à imprensa, a Coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, disse que o consumidor brasileiro está menos insatisfeito com a situação atual das finanças familiares e menos pessimista quanto a sua evolução nos próximos meses. “A notícia é favorável mas o movimento foi ainda insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador que mede as intenções de compras de bens duráveis no curto prazo, que atingiu o menor nível da série iniciada em setembro de 2005“, declarou Viviane.

 

A alta do ICC nos dois primeiros meses do ano decorreu da evolução favorável dos dois indicadores que o compõem. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,0 pontos, pelo segundo mês consecutivo, após atingir o mínimo da série histórica em dezembro de 2015 (64,9 pontos). O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,8 ponto, atingindo 69,4 pontos, maior nível desde agosto passado.,

 

O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a situação econômica atual, que no mês passado tinha alcançado o menor nível da série, subiu 2,2 pontos atingindo 73 pontos, maior nível desde setembro de 2015 (73,1). Na análise da tendência por médias móveis trimestrais esse é o primeiro resultado positivo após uma sequência de 18 quedas consecutivas. 

Comentários