Confiança do consumidor paulistano cresce 7,5%
Por Edson Rodrigues
-
27 de Fevereiro 2012
A satisfação dos consumidores com o momento atual, assim como suas expectativas, apresentaram significativos avanços em seus níveis de confiança. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, assinala alta de 10,5% ao passar de 151,9 pontos em janeiro para 167,9 pontos pontos em fevereiro. Entre os segmentos analisados pelo ICEA, o item que mais contribuiu para a evolução do indicador foi os consumidores com idade superior a 35 anos ao expandir seu nível de otimismo em 14,9% frente a janeiro. Destaca-se também a elevação da confiança dos consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos que apresentou alta de 11,9%.
Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), grupo que mede a percepção futura dos consumidores, obteve avanço de 5,6% ao saltar de 162,6 pontos em janeiro para 171,7 pontos em fevereiro. O resultado do IEC neste mês foi impulsionado pela elevação de 8,5% na confiança dos consumidores com mais de 35 anos. Cabe ressaltar que o maior nível de otimismo em fevereiro está entre àqueles com renda superior a 10 salários mínimos. No período, a expectativa desse grupo cresceu 1,3% e atingiu 174,6 pontos.
Para a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o desempenho do mercado de trabalho vem se consolidando como o fator preponderante para a percepção favorável em relação ao cenário econômico em geral. O ritmo de crescimento da massa salarial ganhou força nos últimos meses com a estabilização do emprego em baixos patamares e aumento reais das pessoas ocupadas, principalmente neste período do ano onde já entra em vigor o reajuste do salário mínimo, o que impulsionou ainda mais o ânimo dos consumidores em fevereiro.
Comentários