IMG-LOGO

Confiança do consumidor sobe em agosto

Por Edson Rodrigues - 23 de Agosto 2013
A confiança do consumidor subiu 4,4% na passagem de julho para agosto, registrando 113,1 pontos, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do Índice da Confiança do Consumidor (ICC) mostra uma recuperação diante das perdas ocorridas entre junho e julho, período mais intenso das manifestações populares no País, e aumenta em decorrência do grau de satisfação dos consumidores com a economia atual.

Apesar da recuperação, a FGV destaca que o nível da confiança em agosto ainda é baixo em termos históricos. O desempenho do indicador é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos. Quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor. Em 117,2 pontos, o ISA ainda ficou abaixo da média dos últimos cinco anos (127,8).

O ICC é dividido em dois indicadores: Índice de Situação Atual (ISA), que apresentou um avanço de 7,3% em agosto, depois de amargar uma queda de 9,7% em julho, e o Índice de Expectativa (IE). Já as expectativas em relação aos próximos meses estão mais otimistas. O Índice de Expectativas (IE) fechou em alta de 3,5%, para 110,4 pontos, o melhor resultado desde janeiro de 2013 e acima da média (108,0 pontos).

Comentários