IMG-LOGO

Confiança do empresário industrial cai pelo 2º mês seguido

Por Edson Rodrigues - 24 de Abril 2013
A confiança do empresário industrial brasileiro caiu pelo segundo mês consecutivo em abril e atingiu o menor valor registrado deste agosto de 2012, segundo Confederação Nacional da Indústria (CNI). O que é medido pala instituição é o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), e ele caiu 1,7 ponto neste mês na comparação com março, chegando aos 55,4 pontos. Em comparação com abril do ano passado, a queda foi de 1,8 ponto. O índice varia de 0 a 100 pontos e os valores acima de 50 indicam que os empresários estão confiantes.

Segundo o relatório da CNI a confiança recuou de forma disseminada na indústria de transformação e no segmento da construção. Apenas na indústria extrativa houve crescimento da confiança. De janeiro a abril deste ano, o Icei ficou abaixo dos valores registrados em igual período do ano passado. Para a instituição, essa menor confiança por parte dos empresários industriais "pode resultar em dificuldade de crescimento dos investimentos por parte da indústria".

O Sudeste foi a região do País com menor índice de confiança - tanto em março quanto em abril - registrando 52,4 pontos neste mês. No Centro-Oeste os empresários estão mais otimistas neste mês e o índice foi de 59,5 pontos. Para as empresas de pequeno (53,7 pontos) e médio porte (53,9 pontos), os empresários estão menos confiantes do que as de grande (56,9 pontos).

Comentários