IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Confira os 10 países com os maiores salários-mínimos do mundo

Por Gabrielly Zem - 09 de Janeiro 2022

Recentemente a plataforma de descontos CupomValido.com.br divulgou um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da World Bank sobre a remuneração dos trabalhadores no mundo. A pesquisa revelou que o Brasil é o segundo país com o menor salário-mínimo ficando somente à frente do México.

O estudo utilizou o dólar como moeda base e ajustou os salários de acordo com o poder de compra de cada local. O salário-mínimo médio no Brasil foi de U$2,2 por hora, enquanto o da Austrália, que é o país com o maior salário-mínimo do mundo, chegou a U$12,9 por hora, quase 6x maior.

Além do salário maior, os trabalhadores da Austrália também contam com uma contribuição chamada de superannuation, que soma um valor adicional de 9,5% para a aposentadoria de cada trabalhador.

Outro levantamento que o estudo realizou foi em relação a quantidade de horas trabalhadas em cada país. Na Austrália a quantidade de horas trabalhadas é menor que no Brasil, sendo em média 38 horas por semana, enquanto aqui a média é de 39,5 horas. Essa carga horária semanal também reflete no fato de que os brasileiros passam menos tempo fora do trabalho do que a maioria dos países - 14,6 horas são reservadas para comer, dormir e se socializar, em comparação com a média dos países da OCDE de 15 horas.

LEIA: VAREJISTAS APOSTAM NO COMÉRCIO EXTERIOR POR CONTA DA CRISE

Trazendo esse estudo para a realidade da América Latina observa-se que a média do salário-mínimo no Brasil é inferior também a do Chile (U$3,3/hora) e da Colômbia (U$2,9/hora). Já o México, por exemplo, se destacou no ranking por além de ter um dos menores salários-mínimos, também é o país em que o trabalhador tem a maior carga horária. No ano, são totalizadas 2.124 horas trabalhadas. Em 28,7% dos casos, os trabalhadores mexicanos ficam mais de 50 horas por semana nos escritórios.

Outro país que surpreendeu nos números apresentados no ranking da OCDE foi a China que adota uma jornada de 40 horas semanais através do "sistema 996". Praticado por algumas empresas, especialmente na área de tecnologia, esse sistema possui este nome pois o trabalhador inicia às 9 da manhã e finaliza somente às 9 da noite, numa rotina que dura 6 dias na semana. Ou seja, no total são trabalhadas 72 horas por semana, mais de 80% em comparação com as 39,5 horas semanais no Brasil.

leia: POTENCIAL DO MERCADO DE COLCHÕES SUPERA R$ 12 BI EM 2022

Fonte: OCDE, CupomValido.com.br, World Bank

Comentários