IMG-LOGO

Congresso Moveleiro e MostraMóveis vêm aí

Por Jeniffer Oliveira - 01 de Agosto 2018

A nona edição do Congresso Nacional Moveleiro está chegando e vem acompanhada por duas grandes novidades. O evento, que é organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com apoio do Sebrae-PR, está de casa nova. Entre 15 e 17 de agosto o Expoara Centro de Eventos, em Arapongas (PR), receberá centenas de moveleiros para a geração de negócios e networking. Por meio de painéis e debates, o principal objetivo do congresso será abordar assuntos pertinentes que propiciem o desenvolvimento do setor.

 

Com o tema “Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva”, a edição deste ano contará com a presença de Luiza Helena Trajano, diretora da rede de lojas Magazine Luiza, que vai apresentar o case de mercado “Magalu e a era digital”; Mônica Barbosa vai tratar de “Cores, formas e tendências do design contemporâneo”; Ana Brum vai abordar o design como estratégia de agregação de valor; entre outros convidados.

 

Outra grande novidade deste ano é a oportunidade de ampliar negócios na primeira edição da MostraMóveis. Em paralelo ao congresso, 60 expositores de diferentes segmentos da indústria moveleira apresentarão seus lançamentos no Expoara. A mostra foi formatada para atrair lojistas e representantes comerciais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, ampliando a participação das indústrias no mercado regional. “Estamos criando um momento de relacionamento entre moveleiros e lojistas para impulsionar as vendas de fim de ano”, afirma a diretora comercial do Expoara, Priscila Vieira, acrescentando que também haverá rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais.

 

Projeto Comprador

 

Durante os eventos, a Abimóvel e a Apex-Brasil realizarão rodadas de negócios do Projeto Comprador, que busca promover as exportações de móveis. Segundo as entidades, só no Paraná existem cerca de 2,8 mil empresas produtoras de móveis e colchões, sendo responsáveis por 14,2% do volume produzido no Brasil.

 

De acordo com a diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, os compradores internacionais que estarão presentes na 1ª MostraMóveis virão dos mercados-alvos do projeto Brazilian Furniture, entre eles Chile, Colômbia, Panamá (com expansão para países da América Central), México, EUA, Emirados Árabes Unidos (com expansão para o Norte da África) e Reino Unido (com expansão para países europeus).

 

“A meta é trazer, no mínimo, 45 compradores internacionais, o que representa um número expressivo no contexto das ações já realizadas pelo projeto Brazilian Furniture. Deve ser a segunda maior ação do projeto em número de compradores internacionais no País”, afirmou Cândida, revelando que serão realizadas cerca de 900 rodadas de negócios no evento.

 

Hackathon moveleiro

 

Com realização do Sistema Fiep e Abimóvel e curadoria do Sebrae, a 9ª edição do Congresso Moveleiro sediará no dia 16 de agosto a etapa final de um Hackathon (uma maratona de programação) para o setor moveleiro nacional, que tem a finalidade de viabilizar soluções para indústrias e o desafio de construir respostas aplicáveis em máquinas que auxiliem a indústria moveleira na era da manufatura digital. As etapas iniciais aconteceram em polos moveleiros pelo País.

Comentários