Congresso Moveleiro reúne 300 pessoas na Fiep
Mais de 300 pessoas, entre empresários, executivos, estudantes e trabalhadores do setor de móveis, participaram na última quinta-feira (30 de junho) do 2º Congresso Moveleiro Paranaense, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através do seu Conselho Setorial da Indústria Moveleira.
Este ano o Congresso foi precedido de seminários realizados nos pólos moveleiros do Estado: Arapongas, Francisco Beltrão e Umuarama.O tema do evento este ano foi “O desafio da mão de obra na indústria moveleira” e reuniu diversos especialistas para discutir esta questão, como a diretora geral do Hospital Paulistano e diretora administrativo-financeira da EduCriança, Raquel Fonseca, que proferiu a primeira palestra do evento intitulada: “Como motivar jovens a trabalhar no setor moveleiro?”
A segunda palestra ficou a cargo do presidente da agência Seragini, Farné Guardado Design, Lincoln Seragini, que falou sobre automação da produção na indústria moveleira.
Após as palestras iniciais foram realizados quatro workshops simultâneos com os temas: Legislação trabalhista, Fornecedor e cliente, Indústria moveleira e a política nacional de resíduos sólidos, e Parcerias de inovação e o resultado na captação de recursos.
O evento foi encerrado com a palestra magna do consultor de carreiras Max Gehringer, que destacou a importância de divulgar os cursos técnicos na área moveleira para atrair o público jovem. Na opinião do especialista, a indústria moveleira precisa se encarregar de formar esta mão de obra e cuidar para que ela não deixe o setor.
Para Gehringer, a geração atual deixou de lado os cursos técnicos e passou direto para a faculdade, gerando este vácuo de mão de obra técnica. “Todo país que cresce rapidamente fica sem técnicos.”, observou.
(Foto: Rogério Theodorovy)
Comentários