Consumidor está mais preparado para decidir
Por Edson Rodrigues
-
18 de Março 2014
De acordo com uma pesquisa feita pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a grande maioria dos consumidores declara estar mais preparada e consciente sobre seus direitos. Dos usuários que responderam ao questionário proposto, 93% se dizem mais preparados para tomar decisões de compra hoje, em comparação há quatro anos.
Ainda segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados se consideram mais conscientes hoje sobre seus direitos enquanto consumidores e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas do que há quatro anos. A relação com o crédito também evoluiu de forma positiva. 80% declaram que o acesso ao crédito está mais fácil hoje, se comparado ao período de 2010, enquanto 20% avaliam que, ao contrário, está mais difícil.
Para o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, a pesquisa mostra um “amadurecimento do consumidor, sobretudo em relação ao uso do crédito e ao consumo”. Para ele, evolução pode estar associada a um conjunto de fatores como mais acesso à informação, ações de educação financeira e mais oportunidades de planejamento e de controle das famílias.
Foto: Daniel Teixeira
Comentários