Consumidor prevê gastar menos em 2014
Por Edson Rodrigues
-
25 de Abril 2014
No quarto trimestre de 2013, 61% dos consumidores não pretendiam realizar gastos. A parcela dos que planejam ir às compras caiu de 37% para 27% no período.
Desde o ano passado, o consumo das famílias tem crescido em ritmo menor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo saíram de alta de 8,4% em 2012, para 4,3% no fim de 2013. Nos 12 meses encerrados em fevereiro, último dado disponível, tinham se recuperado ligeiramente e atingido 5%.
A menor disposição para consumir contrasta com a percepção dos consumidores a respeito de sua situação financeira. De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados a consideraram melhor no primeiro trimestre deste ano. No fim de 2013, essa parcela era de 47%.
"Essa percepção tem sido sustentada pelas boas condições de emprego e renda", afirmou Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da empresa. "Embora otimistas com as finanças pessoais, eles observam incertezas na economia. Além disso, estão mais conscientes com questões como a tomada de crédito".
Quanto à inadimplência, Cosenza diz que a alta registrada no primeiro trimestre - 2,4% sobre igual período de 2013 -, não preocupa e não sinaliza uma tendência para os próximos meses.
Comentários