IMG-LOGO

Consumo se destaca no PIB

Por Jeniffer Oliveira - 01 de Setembro 2017

O PIB variou 0,2% na comparação do segundo contra o primeiro trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal. A Agropecuária registrou variação nula (0,0%), a Indústria caiu 0,5% e os Serviços cresceram 0,6%.

 

Mas um detalhe chama atenção: é a expansão das despesas de Consumo das Famílias que voltou a crescer após nove trimestres, com elevação de 1,4%. Já o Consumo do Governo (-0,9%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (-0,7%) registraram queda. No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços registraram variação positiva de 0,5%, enquanto que as Importações de Bens e Serviços caíram 3,5% em relação ao primeiro trimestre de 2017.

 

O consumo das famílias é um indicador significativo para avaliar o comportamento das pessoas, principalmente em relação ao futuro, a preservação do emprego e do poder aquisitivo. Além da alta observada no 2º trimestre na comparação com o imediatamente anterior, o consumo das famílias também apresenta índice positivo em relação ao mesmo mês do ano anterior (0,7%). O volume de gastos das famílias no primeiro trimestre ultrapassa 1 trilhão de reais. Veja mais no quadro abaixo:

 

Comentários