Copel comemora 60 anos de sucesso entre gerações de clientes

Aos 83 anos, Israel Sapiro ainda comanda seu próprio negócio, que nasceu do seu sonho de empreender como comerciante ainda aos 23 anos, lá em março de 1965. Com muita vontade de fazer seu sonho acontecer, Israel hoje é proprietário de uma rede com 35 lojas especializadas em colchão e mais um e-commerce, tudo isso depois de 60 anos no mercado, quando abriu a primeira unidade da Lojas Copel Colchões, lá no bairro do Cambuci, mais precisamente na rua Lins de Vasconcelos, em São Paulo. E a loja, que ocupa um imóvel alugado desde a sua inauguração, continua lá fazendo história e sendo visitada por gerações de paulistanos que buscam conforto e qualidade de sono.

“Quando eu inaugurei a primeira unidade da Copel eu já conhecia e gostava de trabalhar com o comércio, eu tive uma experiência na loja do meu pai, que atuava no ramo moveleiro. Eu sempre me identifiquei com varejo e sonhava em ter uma loja grande”, recorda-se Israel Sapiro. E ele, realmente, conseguiu ter uma loja grande, ou melhor, uma rede de lojas depois que se especializou em colchões e produtos ligados ao sono.
O proprietário da Copel conta que no início vendia material para tapeçaria e espumas, mas, depois, alguns importadores começaram a trazer colchões de espuma para serem comercializados no Brasil e foi assim que ele entrou, definitivamente, para o ramo de colchões. “Esses importadores resolveram entrar em contato com pequenos lojistas para vender os colchões de espuma, já que alguns magazines grandes ficaram com receio de investir nesses produtos”, afirma Israel.
“Era fácil vender esses colchões de espuma, eu observava como eles costumavam ser vendidos e passei a fazer pilhas de colchões na porta da loja e isso atraía os clientes, que compravam esses colchões e conseguiam levar facilmente para casa por conta da flexibilidade da espuma ou, então, nós fazíamos a entrega”, explica o lojista.
Com isso, a Lojas Copel Colchões foi conquistando uma clientela fiel, que ainda é o maior fator de sobrevivência da rede. “Nós conquistamos bons clientes ao longo desses 60 anos, são pais que passaram a levar os filhos para comprar conosco, avós que indicam a loja para os netos e assim vai indo... acredito que a nossa seriedade no trato do dia a dia com esses clientes é responsável por esse sucesso e fidelidade”, comenta Israel Sapiro.
Aliás, ele reforça que essa preocupação com o bom atendimento é fundamental para o sucesso, assim como o treinamento da equipe. “Nossas maiores preocupações são a escolha do melhor ponto possível para a abertura de lojas, contar com uma equipe atenciosa, bem-treinada e que mantenha um bom relacionamento com todos que fazem parte da Copel, todos devem se ajudar e nós valorizamos esses funcionários. Nós construímos um bom relacionamento entre o pessoal do administrativo, vendedores, clientes e fornecedores”, enfatiza.
E é esse bom relacionamento que vem mantendo o bom funcionamento das 35 lojas que estão espalhadas pelo estado de São Paulo e do e-commerce, hoje em dia são 200 funcionários trabalhando na rede. “Ao longo desses 60 anos nós encaramos diversos desafios, como vocês podem imaginar, passamos por vários momentos econômicos no nosso país, mas sempre superamos tudo com muito trabalho e dedicação. Eu vi muitos amigos que desistiram, porém é preciso ter sensibilidade e conhecimento sobre o varejo para continuar, assim como uma equipe forte trabalhando junto”, reflete Israel no auge dos seus 83 anos.
Inclusive, ele aproveita para fazer uma reflexão sobre sua experiência e o momento vivido pelo mercado de colchões no Brasil. “Tive muitas conquistas e adquiri muita experiência durante todos esses anos. Quando eu era jovem, sonhava muito, agora continuo tendo metas e ambições, mas sou mais pé no chão. No fim, o que vale é a história toda, os desafios que superamos e aquilo que conseguimos construir. Já tivemos mais funcionários e mais lojas, mas temos de entender que o momento não é para grandes investimentos”.
Israel Sapiro diz que o investimento para abrir lojas de colchão no Brasil não é tão grande e, por isso, existem muitas lojas atualmente. “Então, precisamos ser melhores que os outros se quisermos ter sucesso, desenvolver bons produtos e o preço é consequência da qualidade daquilo que está sendo vendido. Nós procuramos sempre ter produtos novos, com uma composição mais moderna possível e apresentação de excelência para conquistarmos os clientes”.
Para finalizar, o proprietário da Copel fala que até o fim de 2026 eles devem se manter sem grandes investimentos, pois prevê instabilidades econômicas e de consumo. “Continuaremos focados em fazer um bom trabalho, contar com bons produtos e manter nossa reputação sempre ótima em plataformas como o Reclame Aqui. Em 2019 nos passamos por uma recuperação judicial, mas já encerramos esse processo, tivemos todo o cuidado para ir melhorando a cada dia. Agora estamos bem e vamos nos manter assim”, projeta Israel.
Comentários