Copos de plástico da Oktoberfest vão virar móveis em Blumenau
A partir de uma parceria firmada entre a Carbo Brasil e a Samae – empresa responsável pelo tratamento da água de Blumenau (SC), com o apoio da NSC Comunicação, será possível transformar copos plásticos utilizados na 36ª edição da Oktoberfest em móveis para escolas da rede municipal de ensino.
Para chamar a atenção dos frequentadores da festa foi instalada uma lixeira verde gigante no setor 1 da Vila Germânica. Ela possui 6m de altura e está acompanhada de dois pula-pulas. Quem passa fica até meio intrigado com os pula-pulas de cada lado da lixeira posicionados na frente de um buraco mais no alto, longe do alcance do esticar das mãos. Tudo fica muito mais claro depois de uma breve explicação no estande igualmente verde ao lado.
Na realidade, tudo não passa de uma brincadeira, afinal é uma festa. Mas também se trata de um projeto consciente e sustentável. O local serve para o descarte correto dos copos de plástico, que são valorizados e protegidos dos esbarrões quando estão cheios, mas que logo depois de vazios, se tornam apenas um objeto que ocupa as mãos.
A iniciativa foi motivada pelo número expressivo de copos que são consumidos durante a festa. São cerca de 2 milhões de unidades que são descartadas, sem finalidade de transformação produtiva.
Pensando nisso, a iniciativa premia com um copo exclusivo de acrílico quem conseguir juntar 50 copos, levar até o estande e pular para jogar os copos na lixeira gigante, com a consciência e as mãos mais leves.
“Além da conscientização sobre o descarte correto do lixo plástico produzido durante a Oktoberfest, nossa intenção é chamar a atenção para a causa, despertar a curiosidade e levar as pessoas a participar e multiplicar boas ações”, destaca Patrícia Rodrigues, gerente comercial da NSC em Blumenau.
O presidente do Samae de Blumenau, André Espezim, argumenta que a intenção é mostrar às pessoas que um problema, como o lixo, pode se transformar em uma solução que impacta de outra maneira na vida das pessoas.
“Cabe ao poder público liderar esse tipo de ação, mudar o comportamento e conscientizar as pessoas de que o lixo pode e deve ser reaproveitado”, conta Espezim.
A empresa que fará a conversão do material reciclado recolhido na festa é a blumenauense Carbo Brasil, em parceira com o Samae de Blumenau. O sócio-proprietário da empresa, Ricardo Silveira Lavina, explica que as peças são feitas com uma mistura do plástico dos copos e resíduos de tecidos.
A estimativa da Carbo Brasil é de transformar 135,6 mil copos para o projeto em parceria com a rede municipal de ensino, transformando-os em bancos, mesas e banquetas para serem usados nas unidades escolares de Blumenau.
“Acho maravilhoso participar dessa festa e poder ajudar. Ainda mais de uma forma tão bacana como essa ação, trazendo responsabilidade e sustentabilidade para essa festa tão querida por todos”, afirma Lavina.
(Com informações do portal NSC Total)
Comentários