IMG-LOGO

Cresce confiança do empresário do comércio paranaense

Por Natalia Concentino - 05 de Junho 2019

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) que indicam um alta de 15,6% no período de um ano (maio 2018 - maio2019) no estado do Paraná. Também foram registradas as variações mês a mês, com destaque para o mês de maio deste ano, que apresentou o melhor desempenho desde 2012, fechando em 128,6 pontos.

O ICEC foi elaborado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNC), tendo os dados referentes ao estado do Paraná divulgados pela Fecomércio PR, registrando uma variação mensal de -1,8% aqui no estado, mesmo com o mês de maio sendo bem positivo para o setor.

Gráfico relativo ao desempenho histórico do ICEC paranaense no mês de maio:

 

Os dados nacionais ficaram em 122,4 pontos, com baixa de 0,8% na comparação com o mês anterior e avanço de 7,6% ante maio de 2018.

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio, em que o empresário entrevistado avalia as condições referentes à economia, ao comércio em geral e das empresas comerciais, ficou 25,4% acima do registrado em maio do ano passado, ainda que a variação mensal tenha tido queda de 4,3%.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio, que mede a expectativa com relação à economia brasileira, comércio e empresas, ficou 0,9% menor em maio, mas se manteve 11,3% superior na comparação com maio de 2018. Esse indicador mede a segurança dos empresários na economia do país e reage de forma mais sensível ao contexto macroeconômico e político.

Por fim, o Índice de Investimento, em que o empresariado projeta o nível de contratação de funcionários, investimentos e situação atual dos estoques, apresentou baixa de 0,8% na variação mensal, mas teve elevação de 13,5% sobre o ano anterior.

Comparação Paraná - Brasil

 

Perfil das empresas

Na variação mensal, as microempresas e empresas de pequeno demonstraram ser mais sensíveis à estagnação da economia e indefinições na esfera política, com redução de 1,9% no ICEC de maio em relação a abril. Já nas empresas com mais de 50 funcionários essa diminuição foi de apenas 0,3%. Os empreendimentos que atuam no comércio de bens duráveis têm sido os mais afetados. Na variação mensal, o ICEC caiu 5,7% neste grupo de atividade, enquanto no varejo de bens semiduráveis o indicador teve alta de 1,6% e no comércio de bens não duráveis cresceu 1,2%.

(Com informações da Fecomércio PR)

Comentários