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Crise não reduz Black Friday

Por Daniela Maccio - 21 de Setembro 2015

Uma pesquisa realizada pelo Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, com 20 mil pessoas revela que, embora os consumidores estejam mais receosos com o cenário econômico atual, a maioria das pessoas (71%) pretende comprar na Black Friday se encontrar bons descontos. Os demais entrevistados (28%) afirmaram não terem dúvidas de que comprarão e apenas 1% não tem intenção de aproveitar o evento, que este ano acontecerá no dia 27 de novembro.

 

Apesar de otimistas para a data, os consumidores estão cautelosos por se tratar de um ano em que o País enfrenta uma recessão. Por conta disso, 66% dos entrevistados avaliarão se irão gastar menos por conta da crise dependendo dos descontos que encontrarem, já 30% deles pretendem efetivamente pisar no freio nas compras e apenas 4% afirmam não terem a intenção de diminuir os gastos esse ano.

 

A expectativa de tíquete-médio para a data continua a mesma do ano passado, pois 57% dos respondentes da pesquisa do Zoom têm intenção de gastar mais de R$ 1.000 e 27% pretendem investir de R$ 500 a R$ 1.000. Os produtos mais desejados são celulares/smartphones (57%), TVs (43%), eletrodomésticos (33%), eletroportáteis (29%), notebooks (27%) e móveis e decoração (23%).

 

“A Black Friday ganhou muita maturidade na edição passada e isso fez com que a confiança dos brasileiros sobre a relevância das promoções crescesse expressivamente”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Para o varejo, o evento desse ano tem ainda mais peso, já que será a oportunidade dos lojistas liquidarem seus estoques, uma vez que o ritmo de crescimento do e-commerce desacelerou no primeiro semestre desse ano”, explica o executivo.

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