Cuide bem dos clientes atuais porque os novos custam caro
Quando sua empresa precisa aumentar a receita, onde é o primeiro lugar que você procura? Se você é como muitas empresas, concentra a maior parte do seu tempo e esforço na aquisição de novos clientes. Embora novos negócios sejam uma parte importante da criação de um negócio lucrativo, com certeza não é o melhor uso de seu tempo e dinheiro.
Já deve ter acontecido com você também, migrar para outra operadora, para outro banco, para outro cartão de crédito porque as vantagens oferecidas aos novos clientes eram maiores do que você estava recebendo do seu atual fornecedor. Se não agissem assim, não haveria 83 milhões de portabilidades entre operadoras em 2022.
Mas, agora, principalmente este ano em que tudo é imprevisível, recomendo que você passe mais tempo focando em seu recurso mais valioso. Seus clientes existentes.
Eu sei que você também sabe, mas vou relembrá-lo de algumas razões para fazer isso: Concentrar-se na retenção de clientes e estimular clientes recorrentes cria relacionamentos duradouros e lucrativos.
Seus clientes recorrentes não apenas compram mais ao longo do tempo do que novos clientes, como provavelmente confiam em você o suficiente para comprar seus produtos com maior valor agregado.
Você tem tempo e recursos limitados; você não pode desperdiçá-los com clientes em potencial que nunca acabam comprando nada. Ou então querem tudo e mais um pouco do que o atual fornecedor está dando para comprar de você.
Lembre-se de que, ao abordar um cliente em potencial, você tem apenas 10% de chance de fazer uma venda lucrativa. Não perca tempo correndo atrás, sem obter resultados.
Novos clientes custam mais. Se você tem uma pequena empresa, precisa economizar dinheiro em qualquer lugar que puder. Custa cinco vezes mais adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual. Trazer esse novo cliente para o nível de gastos de seus clientes atuais custa até 10 vezes mais.
Clientes recorrentes promovem seu negócio. O melhor Marketing deve ser o seu atual cliente. Ele deve ser o embaixador da sua marca. Ao se concentrar em negócios repetidos, você criará um grupo de clientes fiéis que ficarão felizes em elogiar e promover seus negócios.
Os negócios são construídos com base na retenção de clientes. Sua empresa não deve ser uma porta giratória de clientes.
Pense: Ao aumentar a retenção de clientes em apenas 5%, a lucratividade de uma empresa aumentará em média 25%.
Cá entre nós: Quando você imaginar o sucesso presente e futuro da sua empresa, imagine fortalecer os relacionamentos existentes em vez de tentar tirar clientes – muitas vezes péssimos – de seus concorrentes. Não esqueça: quem avisa, amigo é!
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