IMG-LOGO

Decoração escandinava promove espaços aconchegantes e modernos

Revisado Natalia Concentino - 18 de Outubro 2023

A busca por ambientes aconchegantes tem sido uma constante preocupação na hora de decorar os cômodos da casa. Com elementos únicos, a decoração escandinava surge para promover aconchego através de simplicidade e harmonia entre os espaços. Com um design elegante e minimalista, esse tipo de decoração ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo. 

 

Com origem nos países do norte europeu, onde o clima é predominante gelado, a decoração escandinava tem como proposta promover lazer, conforto, aconchego e diversão para que os moradores possam passar mais tempo dentro de casa.

 

Características do estilo

 

Unindo diversos elementos dos países que compõem a região, esse estilo está atrelado a cultura dos vikings, nórdicos e toda a mitologia que envolve a região. Além disso, sua essência conta com elementos fundamentais que facilitam o dia a dia dos moradores através de conforto e minimalismo.

 

O toque rústico do estilo está presente na escolha de materiais, como madeira, cerâmica e tecidos naturais. Além disso, plantas silvestres também estão presentes no estilo.

 

Aproveitamento de luz natural e implementação de luz artificial

 

Por se tratar de uma região que recebe pouca luminosidade natural durante os períodos mais frios, o design escandinavo elabora sua decoração a fim de aproveitar toda a iluminação disponível. Através de janelas amplas e cortinas claras, a proposta é permitir que a luz natural entre e ilumine todo o cômodo.

 

Além disso, a iluminação artificial é implementada como parte da decoração, através de abajures e luminárias em cores discretas, como branco, bege, cinza ou tons amadeirados. 

 

Escolha de cores

 

Apesar de o estilo escandinavo partir de uma proposta rústica, seu design é moderno e abraça diversas composições minimalistas. Entre elas, está a opção de revestimentos e móveis em tons claros como branco e cinza. Além de proporcionar modernidade ao cômodo, as cores suaves garantem maior luminosidade e amplitude ao espaço.

 

leia: Forma, cor e material utilizado afeta a saúde e o bem-estar

 

Escolha dos móveis

 

Por se tratar de um estilo que envolve a promoção de praticidade e funcionalidade dos ambientes, a escolha dos móveis é um dos fatores fundamentais na decoração escandinava. Por isso, optar por móveis modernos, com linhas simples, garante a harmonia dos espaços.

 

Além disso, seguindo a proposta do minimalismo, é preciso que os móveis sejam pensados de acordo com cada espaço, a fim de evitar que itens desnecessários sejam colocados nos ambientes.

 

Utilização de materiais naturais na decoração

 

Os elementos naturais desempenham um papel fundamental no estilo escandinavo. Escolher tecidos de algodão e linho para revestir almofadas, sofás e poltronas contribui para criar uma atmosfera de conforto e aconchego, tornando o ambiente mais coeso com a proposta do design.

 

Para climas frios, as mantas em lã desempenham um papel tanto funcional quanto decorativo. Além disso, a inclusão de tapetes em tonalidades neutras, confeccionados em materiais como algodão, lã ou juta, proporciona uma sensação de aconchego adicional ao espaço.

 

Assim como os tecidos naturais, a madeira é uma das principais características do estilo escandinavo. Devido à sua textura rústica, é encontrada em uma variedade de elementos, incluindo móveis e acessórios decorativos, como molduras de quadros e painéis.


Os revestimentos de piso no estilo escandinavo também tendem a apresentar tonalidades amadeiradas. Recomenda-se optar por materiais em tons mais claros, como o piso vinílico, que combina a rusticidade com um toque de modernidade e praticidade ao ambiente.

Comentários