Demanda de marceneiros aumenta até 2015
O Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), revelou que entre os cargos mais requisitados, a demanda para marceneiros é uma das maiores. O estudo constatou que 10 mil vagas para marceneiro serão abertas até 2015.
A pesquisa inédita também pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar suas chances de ingresso no mercado de trabalho. De acordo com o mapa, o Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015. Além disso, a expectativa é a de que a indústria brasileira crie 1,1 milhão de novos empregos para esses profissionais.
Apesar de não estarem no topo da lista da demanda, algumas profissões têm ganhado muita visibilidade no mercado de trabalho industrial. Entre elas estão agentes de meio ambiente, pela utilização de tecnologias mais limpas e preocupação com a conservação dos recursos naturais, e os trabalhadores do campo da logística, desde os operadores até os técnicos.
Comentários