Design assinado e dez vezes mais barato
Veja galeria de fotos acima
Uma das mais empolgantes estreias no Salone del Mobile 2018 foi a Nagami, uma recém-criada marca de design espanhola que se dedicou a explorar o futuro do design em uma nova era de tecnologia. A ainda nanica marca catalã tem apenas dois anos de vida e chamou atenção pela abordagem. Quem visitou o distrito de Brera, importante endereço da cidade italiana, pode ver quatro peças lindíssimas assinadas por nomes veteranos do design e da arquitetura, como Ross Lovegrove e Zaha Hadid Architects.
A exposição da Nagami, intitulada "Admirável Mundo Novo", mostrou obras de mobiliário com impressão em 3D, criadas em colaboração com três estúdios de design. O grande detalhe é que todos os produtos são feitos por meio de impressão 3D robótica e não por uma impressora comum. O material é biodegradável e é montado por um extrusor, que utiliza partículas de plástico, em vez de filamento, o que permite um horizonte bem maior de criação.
Segundo a marca, enquanto os avanços tecnológicos tornaram muito mais fácil - e mais barato - os artistas verem suas visões ganhando vida, eles também tiveram outra conseqüência significativa: os artistas agora podem conceber formas estruturais antes consideradas inimagináveis.
Manuel Garcia, um dos criadores da Nagami, relatou que a cadeira Peeler, assinada por Daniel Widrig, demora sete horas para ficar pronta, e que tem um custo quase dez vezes mais barato que peças de poliuretano tradicional. “Se você for imprimir uma miniatura da cadeira em impressora 3D, vai demorar mais que fazer o tamanho real da nossa maneira”, revela. Patrik Schumacher, atualmente diretor do escritório Zaha Hadid, esteve no espaço e defendeu que o "futuro está ali".
(Com informações de Haus)
Comentários