IMG-LOGO

Design brasileiro conquista Milão

Por Jeniffer Oliveira - 20 de Abril 2018

Veja galeria de fotos acima

Nesta edição da Semana de Design de Milão, o apreço dos estrangeiros pelo design brasileiro ficou ainda mais evidente. Vários expositores do Brasil se reuniram ao longo da Via Maroncelli, que virou reduto do País dentro do distrito de Design de Durini, no Fuori Salone, evento paralelo que reúne instalações e exposições.

 

A Lin Brasil, responsável por reeditar peças de Sérgio Rodrigues, conta com um espaço lúdico: vários banquinhos Mocho, cadeiras suspensas, fotos de obras do designer e um carpete com linhas orgânicas, que chama atenção na cenografia.

 

Ao lado, vem a exposição Be Brasil da Apex, que faz uma viagem pelos clássicos modernos de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Jorge Salszupin, entre outros. A mostra enfatiza o talento desses nomes para trabalhar com a madeira, dotá-la de leveza e simplicidade, sem perder a elegância e com boas sacadas. Cada um deles carrega a identidade nacional no design.

 

A Be Brasil também traz uma nova geração de designers, que está encarregada de conduzir essa herança e dar continuidade a ela. Entre esses novos nomes estão Leandro Garcia, Jader Almeida, Guto Índio da Costa, Alva Design e Márcio Kogan. Ambos conseguiram abandonar o regionalismo alegórico e conceber peças de design maduro e universal.

 

A Via Maroncelli também possui a loja-galeria da Etel, que reedita mobiliário de nomes mais contemporâneos do Brasil, como Arthur Casas e Isay Weinfeld, e de mestres do modernismo. Outro destaque são as bandeirinhas instaladas em parte da rua, assinadas por Marcelo Rosenbaum junto com algumas tribos brasileiras.

 

Já na Viale Bianca Maria, novo local de exposição da Brazil S/A, estão algumas das principais peças que brilharam ao longo de 15 anos de mostra. Entre elas, a lareira curitibana LUG, da Boulle, que também já representou o design brasileiro durante as Olimpíadas do Brasil e durante o Dia do Design Italiano no Brasil de 2018.

 

 

(Com informações da Gazeta do Povo)

Comentários