Design de móveis começa a ser valorizado
Por Edson Rodrigues
-
30 de Abril 2012
Consumidores e renomados arquitetos estão apostando nos designers brasileiros para compor a decoração de suas casas. Nas lojas dedicadas ao segmento, como Arquivo Contemporâneo, Velha Bahia e Way Design, essas peças têm status - e preços - de obra de arte.
O consumidor Rodrigo Quadrado diz que aprendeu a valorizar o design nacional ainda na infância por causa dos pais, de quem herdou duas cadeiras de jacarandá maciças de Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro. “Você olha para a cadeira e vê que não é uma peça qualquer. É para a vida toda e fica bem em qualquer ambiente. Para mim, essas peças são tão bem feitas que mais parecem uma pintura a valorizar o espaço em que estão”, conta ele, que é dentista, mas faz do design um hobby. “Tenho livros sobre o assunto e estou sempre atento aos lançamentos. Nem mesmo chamei arquiteto para projetar os ambientes da minha casa”.
Perguntado sobre qual é o seu objeto de desejo, ele não pensa duas vezes.“É a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues. É o sonho de nove entre dez pessoas que gostam de design. Por enquanto, temos só uma miniatura na sala, mas ainda vamos ter uma de verdade”.
Para os arquitetos, os brasileiros também estão em alta. Thoni Litsz, por exemplo, diz que admira o trabalho de nomes como Sérgio Rodrigues e Pedro Mendes, além de outros mais jovens como Rafael Miranda e a dupla da Latoog. “Por isso acabo priorizando peças deles nos meus projetos”, diz Litsz, afirmando que a procura aumentou por parte dos clientes. “Eles estão entendendo cada vez mais de design, e já vem com o nome de alguns designers e até de algumas peças na cabeça”.
A decoradora Solange Medina destaca uma de suas criações totalmente "brazucas" projetada para um apartamento na Barra da Tijuca (RJ). “São peças lindas e de qualidade. a poltrona e o pufe Fitito, assinados pelo designer Sérgio Fahrer, ganharam destaque na sala de TV. Executada em freijó, a mesa de centro Jamila leva a assinatura da designer Maria Cândida Machado e faz parte da coleção Muxarabis”.
(Fonte: Agência O Globo)
(Foto: Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues)
Comentários