Designers brasileiros no cenário mundial
Dois designers brasileiros vêm conquistando o mercado internacional ao vencer um dos grandes desafios da profissão: unir beleza e funcionalidade. Com passagens pelas principais feiras e exposições de design do mundo, Jader Almeida e Bruno Faucz são referência quando o assunto é economia criativa.
Jader Almeida iniciou sua trajetória aos 16 anos, quando teve o primeiro contato com a indústria de móveis em Chapecó - SC. Desde 2004 ele desenvolve produtos exclusivos para a indústria. A partir de 2008, quando venceu o Prêmio Design MCB, ele teve seu nome consolidado no mercado e acumulou diversas premiações.
Hoje, Jader é presença constante nas maiores feiras do mundo, como o Salão do Móvel de Milão. Além disso, seus produtos são vendidos em países como Itália, Estados Unidos, Austrália, França e Inglaterra. O designer busca criar produtos atemporais e com uma geometria simples, que possam ser usados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
Bruno Faucz também começou muito jovem em uma fábrica de móveis na cidade de São Bento do Sul – SC. Trabalhando em uma indústria, o designer teve que pesquisar muito para compreender como funciona a decisão de compra. Graças a isso, Bruno está entre a nova geração de profissionais que entendem os anseios da indústria.
Em 2013 Bruno abriu seu estúdio e no ano seguinte expôs em São Paulo, Nova Iorque e Paris. Ele considera que isso é uma evolução do design brasileiro e acredita esse processo foi acelerado pela globalização, pois seu primeiro convite internacional para uma exposição em Paris aconteceu porque o seu trabalho foi descoberto na internet.
Comentários