Designers criam movimento pelo design de mobiliário autoral
Os designers cariocas Pedro Galaso, Philipe Fonseca, Thiago Barros e o produtor cultural Gustavo Canella criaram o movimento DEXcolados, para incentivar o design mobiliário autoral.
O projeto busca criar e promover estratégias relacionadas à cadeia produtiva, fortalecendo o mercado de design mobiliário autoral, desafiando as normas da produção em massa e favorecendo uma abordagem mais consciente, colaborativa e artesanal.
Como parte do trabalho, a feira Dex ocorrerá de 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento tem como um dos temas principais os ciclos de vida dos produtos e coloca em pauta a necessidade de práticas de design que respeitem e preservem o meio ambiente.
Participam da feira 37 designers de três regiões diferentes do Brasil. Entre eles: Assimply, Casa de Marimbondo, Dmitri Correa, Estúdio Dentro, Estúdio Prosa, Gustavo Bittencourt, Luciana Duque, Manu Almeida, Nina Coimbra e Pietro Oliveira. Além disso, o evento conta com o patrocínio do Instituto Europeo de Design Rio (IED-Rio), Instituto Italiano de Cultura, Consulado Italiano e Polo Cultural Italiano Rio.
Outro produto ligado ao movimento Dexcolados é a DEX Social, onde todo o material usado na expografia da feira será transformado em mobiliário e doado a moradores das periferias do Rio de Janeiro.
Serviço Dex
Quando: de 27 a 29 de setembro.
Onde: Polo Cultural Rio – Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro.
Horário: das 13h às 20h30.
Entrada: gratuita.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Comentários