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Diretores de varejistas participam do Fórum de Varejo

Por Edson Rodrigues - 29 de Agosto 2013
O 16º Fórum de Varejo da América Latina, realizados entre os dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo (SP), contaram com a participação dos diretores da C&A, da Natura e do Magazine Luiza. Para eles, investir na equipe é o segredo para o sucesso no varejo. 

Segundo Marcelo Silva, diretor-superintendente da rede Magazine Luiza, nem vale a pena dar início a processos sem selecionar antes, as pessoas certas para o trabalho. “Sempre vale a pena apostar nelas. Esse é que vai ser o maior diferencial da empresa”, disse o executivo. “Os colaboradores precisam ser a nossa maior vantagem competitiva.”

Silva apontou quatro dicas que utiliza no trabalho, desenvolvido entre os mais de 23 mil colaboradores da Magazine Luiza. Confira abaixo:

1.
Ofereça o exemplo, a motivação e o suporte. “O líder precisa chegar aos funcionários e perguntar: ‘Estou aqui para te ajudar, do que você está precisando?’. E tem que trabalhar duro em tempos difíceis para poder cobrar que seus funcionários trabalhem duro sempre. Ele precisa inspirar e dar a motivação – enquanto o gerente monitora e supervisiona os processos.”

2.
Seja franco. “É fundamental ter consistência e ser genuíno nas ações e no comando. Propor um discurso que não bate com a prática não funciona. É sempre melhor optar pelo não verdadeiro do que pelo sim conveniente. Não dá para fazer o projeto? Diga que não dá. Avise antes que aquilo não poderá ser realizado, em vez de deixar o funcionário com grandes expectativas – e decepções.”

3.
Comunique-se bem. “Tenho certeza de que mais de 90% dos problemas de uma empresa são de comunicação. Quando nos tornamos gerentes ou diretores, isso fica até mais difícil. Cada nível que você sobe na organização equivale a colocar uma lâmina de aço entre você e os funcionários. Busque quebrar essa lâmina. Aproxime-se das pessoas para conversar sobre coisas que vão além de cobranças e prazos. Se você falar apenas de trabalho, eles irão se afastar de você – e o ideal é sempre mantê-los próximos e confiantes.”

4. Tenha humildade. “Arrogância é o primeiro passo para o declínio de uma empresa, já que o arrogante não quer ouvir, não dá o crédito de uma ideia e não aceita quando está errado. Se você for líder na região em que atua, não ache que não precisa de mais nada. Você não vai ser o dono do pedaço para sempre. A concorrência vai chegar. Ela sempre chega. E vai te ultrapassar.”

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