IMG-LOGO

Do zero ao topo: Fernando Ferraz

Por Gabrielly Zem - 24 de Dezembro 2021

Nascido em 1939, no Olival, em Portugal, o menino Fernando Ferraz pensava ter vocação para o sacerdócio. Com apoio da família, chegou a permanecer por quatro anos em seminários nas cidades de Leiria e Fátima. Porém, aos 15 anos, convencido de que não era este o caminho que pretendia para a vida, decidiu seguir os passos dos irmãos Mário e José e emigrar para o Brasil, uma terra que se apresentava como um celeiro de oportunidades.

Assim, em 1957, pouco antes de completar 18 anos, chega ao Brasil e começa a viajar com seu irmão Mário, que era representante comercial. Encantado com a profissão, logo encontrou a oportunidade de representar uma grande empresa de tecidos.

Em 1964, com todo o conhecimento adquirido como representante, Fernando e Mário deram início a uma fábrica de acolchoados em Maringá. A cidade ainda era pequena, mas mostrava grande potencial e ali o jovem Fernando já havia constituído família.

LEIA: A 7ª EDIÇÃO DO ANUÁRIO DE COLCHÕES BRASIL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Na Fábrica de Acolchoados Maringá, os irmãos Ferraz mostraram seu estilo inovador ao investir em design e no sistema de costura por facção, que era 40% mais eficiente.  Anos depois iniciaram a produção de colchão com crina vegetal e, em 1970, já fabricavam colchões de espuma. Os colchões de mola só entrariam em linha na década de 1990.

Mas o senso de oportunidade do empresário Fernando Ferraz se revelou de fato em 1975, após uma geada intensa queimar a maioria dos cafezais da região. Como a cultura do grão era a base da economia, as vendas de tecido caíram e o estoque encalhou. Oportunidade perfeita para incrementar a linha de colchões em série.

E conforme o negócio ia crescendo, aumentava o grau de exigência em relação à qualidade dos produtos e o atendimento personalizado aos clientes, um diferencial que...leia mais.

Comentários