IMG-LOGO

Dow Química fecha fábrica de TDI em Camaçari (BA)

Por Edson Rodrigues - 03 de Abril 2012
A The Dow Chemical Company, a maior fornecedora de TDI do Brasil, anunciou ontem (2/4) que irá fechar algumas unidades fabris para reduzir custos em nível global. Dentre algumas das plantas que serão fechadas no Brasil está o polo petroquímico de Camaçari, na Bahia.

Segundo a nota divulgada pela Dow, a unidade não tem sido lucrativa nos últimos anos e mais investimentos tornariam o funcionamento inviável. “A decisão de fechar a fábrica foi muito difícil, dado o forte compromisso da Dow com a indústria de poliuretanos e com os mercados atendidos pelo produto TDI no Brasil e na América Latina”, diz o documento.

Segundo o comunicado, a Dow Brasil (subsidiária da The Dow Chemical Company) irá fechar a planta de tolueno diisocianato (TDI) em Camaçari , mas todos os funcionários foram avisados e serão recolocados em outras empresas. A suspensão das atividades na fábrica levou em conta as metas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EH&S) da Dow.

"Na indústria de poliuretano no Brasil, manteremos o foco estratégico nas áreas de óxido de propileno e derivados, como polióis poliéteres e propileno glicol, além de continuar a executar a nossa operação de poliol em Guarujá, São Paulo, e propileno glicol, em Aratu, Bahia, mantendo a nossa posição de produtores líderes de polióis poliéteres no mundo e o maior produtor na região da América do Sul", afirma o diretor geral de Termofixos para a América Latina, Fernando Rodriguez.

A nota da empresa diz que além da fábrica de Camaçari, com 123 funcionários, a Dow fechará fábricas na Europa, América do Norte e América Latina.

Comentários