Duratex anuncia fábrica de MDF em Alagoas
Por Edson Rodrigues
-
08 de Dezembro 2014
“A Duratex mantém o olhar de longo prazo”, afirma o presidente da Duratex, Antonio Joaquim de Oliveira, ao ser questionado sobre a razão de apostar na expansão de painéis de madeira num momento em que esse mercado não justificaria novos investimentos. “A nova fábrica poderia ser estabelecida a partir de 2018 ou 2019″, conta. Será a primeira unidade de produção de painéis de madeira no Nordeste.
A capacidade da fábrica ainda não está definida, mas a Caetex produzirá madeira suficiente para abastecer fábrica de 350 mil metros cúbicos, de acordo com o executivo. “É uma oportunidade de fazermos a formação de uma base florestal numa região em que as terras são caras e raras”, conta o presidente da Duratex. A maior parte das áreas pertence à Usina Caeté e outra parcela será arrendada por 39 anos.
A ideia surgiu após o diretor da Usina Caeté, Fernando Farias, buscar novas alternativas a fim de otimizar as terras da Usina Cachoeira, em Maceió. A Usina Caeté deu início, no ano passado, ao plantio de 4 mil hectares do total de 13,5 mil hectares “para permitir a hipótese” de formação da joint venture, de acordo com o presidente da Duratex. A floresta está próxima à BR-101 e do Porto de Maceió. Se a fábrica não for implantada por alguma razão ou tiver as operações postergadas, a Caetex poderá vender madeira para projetos de energia do Nordeste, além de exportar a matéria-prima para a Europa.
O Nordeste é a região do país em que as vendas de painéis de madeira têm apresentado as maiores taxas de crescimento. “O volume de MDF consumido hoje no Nordeste já é do tamanho de uma fábrica”, diz Oliveira. Segundo ele, a Duratex está conversando com clientes fabricantes de móveis que já fornecem para a região sobre a possibilidade de instalação de um polo moveleiro nas proximidades da futura fábrica.
A floresta e a unidade de Alagoas fazem parte do planejamento estratégico traçado pela Duratex para até 2020, com a expectativa de manter e, “se possível”, aumentar a rentabilidade da companhia, de acordo com Oliveira. O planejamento estratégico tem como base o crescimento orgânico e a internacionalização.
Comentários