Duratex justifica alta de preços e explica a escassez de painéis
No dia 07 de agosto publicamos neste portal uma reportagem mostrando diversos questionamentos das entidades regionais moveleiras, que pediam a intervenção da Abimóvel para resolver problemas de desabastecimento, alta de preços e possíveis privilégios às exportações por parte das indústrias de painéis. Na ocasião repercutimos a resposta da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que representa a cadeia de base florestal.
Mas, além da posição da Ibá, baseada em informações genéricas, buscamos respostas em cada uma das indústrias fabricantes de painéis: Arauco, Berneck, Duratex, Eucatex, Fibraplac, Floraplac, Greenplac, Guararapes e Placas do Brasil, às quais enviamos quatro questões a serem respondidas:
1 - Os aumentos de preços médios alegados pelos fabricantes, de 7% + 7%, procedem? Se referem a qual período? Há previsão de novos aumentos este ano? Esses percentuais são superiores aos praticados em igual período do ano passado? Quais as justificativas para os aumentos de preços?
2 - O desabastecimento atingiu em que medida o setor de móveis? Como justifica o desabastecimento? Quando deve ser regularizada a situação?
3 - Os volumes exportados pela (sua) empresa tiveram incremento significativo? Além dos números apontados no Comex Stat, a Movergs cita em seu ofício percentuais acima de 600% de crescimento na exportação de MDP cru para China e EUA.
4 - O fato de as entidades regionais terem buscado ajuda da entidade nacional para obter informações dos fornecedores de painéis nos parece uma clara demonstração da falta de canal de comunicação com o cliente. No caso da sua empresa é isso mesmo?
Importante destacar que houve disposição por parte da maioria dos fornecedores de painéis em esclarecer as circunstâncias que envolvem o abastecimento do mercado. E, a partir de hoje vamos publicar a posição individual de cada indústria que se manifestou sobre o assunto, começando pela líder de mercado, a Duratex, que enviou à Móveis de Valor uma nota oficial da diretoria Duratex Madeira. Veja íntegra abaixo:
"Reforçando o seu compromisso com a transparência e prezando pela excelência no relacionamento com todos os seus clientes e stakeholders, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira do país, a pedido da jornalista Inalva Corsi, diretora da MV (Móveis de Valor) vem a público se posicionar sobre a matéria publicada no portal Móveis Valor, no dia 07 de agosto, sob o título “Móveis de Valor traz respostas sobre a falta de painéis de madeira”.
Desde que o COVID-19 chegou ao Brasil, a Duratex está mobilizada e vem tomando decisões importantes para garantir a saúde e o bem-estar das equipes e manter a solidez empresarial, visando a retomada dos negócios de forma sustentável.
Na Duratex nosso foco é fazer uma leitura diária do mercado para entender o que está acontecendo, ouvir especialistas, trocar ideias com clientes, tomar decisões e manter a comunicação transparente com todos os nossos stakeholders.
Neste momento, onde o foco na saúde é um dos principais temas da população, a casa passou a ter um papel diferenciado, acumulando várias funções e isso provocou um forte interesse por organização e reformas, gerando um crescimento da demanda de forma acelerada no segmento moveleiro.
A Duratex segue com o atendimento aos nossos clientes, que mantém compras frequentes, respeitando as condições comerciais acordadas. No entanto, em função da demanda interna e, face ao baixo estoque da cadeia, é possível que esteja ocorrendo ruptura em algum elo, potencializado pelo impacto das paradas fabris, por conta das regras municipais de lockdown.
Sobre o volume de exportações, conforme reportado no relatório referente ao desempenho da Duratex no 2° TRI 2020, houve queda no volume de painéis exportados em comparação ao 2° TRI 2019.
Reforçamos que temos um canal aberto de relacionamento com nossos clientes, seja através da equipe ou dos canais formais de contato”.
A reportagem completa sobre o tema PAINÉIS você lê na revista Móveis de Valor de agosto, a partir do dia 25.
Comentários