IMG-LOGO

E-commerce cresce 28,3% em novembro

Por Jeniffer Oliveira - 08 de Janeiro 2018

Novembro manteve-se positivo no impulso de vendas totais, excluindo os setores de automóveis e materiais de construção, com alta de 2,3% se comparado ao mesmo período de 2016. Resultado animador para o varejo que registra o sétimo mês consecutivo de crescente, segundo Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse.

 

O comércio eletrônico cresceu 28,3% ecoando os índices positivos que vem sendo apresentados ao longo do ano. Os setores de móveis e vestuários tiveram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de hobby & livraria, eletrônicos e artigos farmacêuticos permaneceram abaixo do crescimento do canal.

 

A região Norte (3%), Sul (3,7%) e Sudeste (2,7%) permaneceram com desempenho acima da média, enquanto Nordeste (0,6%) e Centro Oeste (-0,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período de 2016.

 

No final de semana da Black Friday (sexta-feira a domingo, dias 24 a 26 de novembro) o e-commerce teve expansão 29,5%, ante o final de semana da Black Friday de 2016 que já apresentava crescimento em 11,2%, impactando positivamente as vendas no mês.

 

“No atual cenário econômico brasileiro observamos uma ligeira queda no desemprego, apesar de ainda estar em um patamar elevado, o consumidor está mais otimista e confiante com o mercado, refletindo uma perspectiva positiva para o varejista, principalmente no comércio eletrônico. O crescimento expressivo do e-commerce em 2017 tem mostrado este bom momento para o canal.”, avalia César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil.

Comentários