IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

E-commerce de nicho em alta

Por Daniela Maccio - 16 de Outubro 2015

Para os pequenos negócios de móveis, entrar no universo do e-commerce pode parecer complicado e desafiador, principalmente devido à abrangência do mercado e a forte concorrência com as grandes empresas. Por isso, ter um nicho específico para atuar pode ser uma das formas mais efetivas de começar uma operação online com um baixo investimento. Este é o foco do relatório "E-commerce de nicho: a segmentação a favor do setor moveleiro”, que o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae disponibiliza para os empreendedores.

 

A categoria Casa e Decoração, que abrange móveis de madeira, está entre as mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro, com 7% das vendas. Isso reforça ainda mais a ideia de que o pequeno negócio do setor tem a possibilidade de investir no e-commerce - afinal, mais de 61 milhões de brasileiros já fizeram alguma compra desta maneira.

 

Antes mesmo de iniciar os negócios online, o empreendedor precisa responder algumas questões essenciais: para que público-alvo os produtos serão vendidos? Existe muita competição neste mercado? Esta atuação é viável para a empresa. Caso as três perguntas já tenham respostas claras, o empresário pode começar a definir o produto final e suas características.

 

O SIS/Sebrae destaca algumas vantagens do e-commerce de nicho, como a segmentação (que pode tornar você um especialista em determinada área), o conhecimento em detalhes de seu público-alvo e a possibilidade de atuar no mercado sem concorrer diretamente com outras empresas. Imagine, por exemplo, transformar as sobras da produção de móveis em brinquedos de madeira que podem ser vendidos pela internet, seja para brinquedotecas ou para o consumidor final.

 

Um case de sucesso nesta área é a Meu Móvel de Madeira, empresa de São Bento do Sul (SC), pioneira neste mercado. Desde 2006, oferece em seu site móveis desmontados que utilizam madeira de reflorestamento como matéria-prima. Por se tratar de uma loja exclusivamente virtual, sem os custos da operação física, a Meu Móvel de Madeira investe constantemente no lançamento de produtos, que são apresentados nas redes sociais. Outro exemplo é a Movelaria, de Bento Gonçalves (RS), que nasceu da vontade de oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores de móveis planejados.

 

Empreendedores do setor moveleiro que se interessaram pelo desenvolvimento de um e-commerce de nicho podem seguir algumas orientações do SIS/Sebrae:

Conheça as plataformas disponíveis para a criação de um e-commerce de nicho. Uma escolha bem-feita pode evitar futuros problemas;

Lembre-se de sempre disponibilizar as medidas corretas do produto que você irá comercializar, bem como uma breve descrição sobre este e uma opção de lupa para que o consumidor consiga ver os detalhes antes de comprar;

Confira o canal de vídeos do Sebrae com 10 dicas para e-commerce, que também pode utilizadas em um comércio eletrônico de nicho;

Saiba mais sobre a legislação que rege a atividade do comércio eletrônico no Brasil

Comentários