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E-commerce deve crescer 8% na Black Friday 2022, diz estudo

Por Natalia Concentino - 28 de Outubro 2022

De acordo com pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday deste ano: um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021. 

 

Dentre os diversos tipos de produtos disponíveis com descontos, as cinco categorias que se destacaram com mais intenção de compra pelos entrevistados foram: smartphones (15%), eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%).

 

 

Novo perfil de público

 

A pesquisa feita pela Conversion, maior agência de SEO do Brasil, ouviu 400 brasileiros conectados à internet para saber quais eram as expectativas desses consumidores para a Black Friday de 2022, que acontecerá no dia 25 de novembro. Ao fazer essa análise, foi identificada uma mudança no perfil do consumidor por conta da popularização dos aplicativos de compra e as facilidades do e-commerce.

 

Isso se reflete em 43% dos consumidores entrevistados que optam por fazer as compras de Black Friday em sites, seguidos por 30% que preferem comprar por aplicativos e 27% que ainda preferem fazer suas compras em estabelecimentos físicos.

 

 

Sobre as motivações para as compras, 17% dos entrevistados pela Conversion se dizem atraídos pelos preços e descontos; outros 12% dizem aproveitar a data para fazer apenas compras em lojas conhecidas e 7% afirmam que sua decisão de compra é influenciada pelos produtos aprovados e com selo de qualidade.

 

 

Mesmo com essa projeção de aumento nas compras realizadas em e-commerces nessa Black Friday de 2022, boa parte das pessoas ainda tem medo de fraudes e golpes aplicados por empresas mal-intencionadas. Já que 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes.

 

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Ticket médio e meios de pagamento

 

O valor médio de compras durante a Black Friday também teve um resultado interessante. De acordo com os dados da Conversion, 32% dos entrevistados pretendem gastar entre R$1.000 e R$3.000, outros 20% optaram por compras no valor entre R$500 a R$1.000 e, por último 17% disseram preferir gastar entre R$150 e R$300.

 

 

Em relação aos meios de pagamento preferidos pelos entrevistados, cartão de crédito lidera (32%) seguido pelo Pix (18%), cartão de débito (16%) dinheiro em espécie (12%) e, por fim, carteiras de pagamento, como o PicPay e PayPal, (11%). Esses números ainda revelam que o meio favorito ainda é o cartão de crédito pela facilidade de parcelar compras de alto valor para não impactar fortemente no orçamento pessoal de cada consumidor.

 

 

E-commerces preferidos

 

A pesquisa também buscou entender quais são os e-commerces preferidos para as compras nesta Black Friday. Entre os players mais citados, Americanas S.A. aparece na liderança com (41%) das menções, seguida da Amazon (28%) e do Mercado Livre (25%), que fecha o TOP 3.

 

Clique aqui para acessar o estudo completo feito pela Conversion.

 

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