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E-commerce é debatido em Curitiba

Por Edson Rodrigues - 19 de Agosto 2011
Promovido pela MoIP Pagamentos, o E-commerce Lounge, que aconteceu no último dia 18, em Curitiba (PR), promoveu diversas palestras sobre o atual momento do comércio eletrônico brasileiro. Entre os palestrantes, o sócio diretor comercial da Aunica, empresa de soluções de marketing interativo, Élcio Santos, abordou o case das Casas Bahia, enfatizando as estratégias utilizadas para a otimização do e-commerce. Segundo ele, "o cliente deve ser o centro de todo o processo, com informações baseadas no comportamento dos consumidores".

Já o idealizador e diretor da Like Store, Gabriel Borges, expôs aos presentes informações valiosas a respeito do Social Commerce, demonstrando como é possível vender produtos por meio das redes sociais. Através dos exemplos de empresas que já apostaram nesta nova modalidade de varejo, como é o caso da Diesel, Starbucks e Levi's, Borges teve a intenção de responder a seguinte questão: Social Commerce - Tendência ou modismo?. De acordo com ele, 85% dos internautas acessam a internet para acompanhar suas mídias sociais. A Like Store é uma empresa especializada em auxiliar as empresas que desejam criar lojas no Facebook, fazendo do perfil um e-commerce completo.

O diretor geral da JadLog, Ronan M. Hudson, falou a respeito do trabalho logístico realizado pela transportadora especializada na entrega de cargas fracionadas, nacional e internacionalmente. De acordo com Hudson, é no momento da entrega que a empresa realiza um contato físico com seu cliente, por isso a necessidade de ela ser realizada de forma pontual e comprometida. "Utilizamos nossa expertise para fazer a distribuição da melhor forma possível, sempre com foco nos avanços para que nossas entregas não "morram" pelo caminho", afirmou.

Outra palestra que chamou a atenção foi ministrada pelo diretor de e-commerce da Loja MM.com, Jeferson Guimarães, em que o profissional contou um pouco da trajetória de sucesso do Grupo MM neste segmento. Segundo Guimarães, e-commerce não é só colocar produtos em uma plataforma e vender, tendo outros pontos importantes que devem ser observados. "Buscar conhecimento específico da área e montar uma equipe qualificada com profissionais especializados é um requisito básico", ressalta. Ela ainda dá outras dicas para quem quer investir no comércio eletrônico. "E-mail marketing, boa atuação na busca do Google, cadastros, links patrocinados e comparadores de preços podem fazer a diferença quando utilizados de forma correta", explica.

A loja virtual da MM Mercadomóveis ficou em 2º lugar no Prêmio Qualidade 2010, da E-bit, e é finalista no Prêmio Qualidade 2011 - Diamante Azul. Até 2014, a empresa espera faturar no mínimo R$600 milhões, com  50% deste valor vindo das vendas do e-commerce.

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