IMG-LOGO

E-commerce fatura $1,9 bilhão

Por Daniela Maccio - 01 de Dezembro 2016

O e-commerce faturou R$1,9 bilhão no Black Friday 2016, alta de 17% na comparação com 2015, segundo dados finais divulgados pela Ebit na tarde do último sábado (26). O número de pedidos cresceu 5%, para 2,23 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$653, 13% maior do que no ano passado. O estudo leva em conta as compras feitas entre às 0h e 23h59 desta sexta-feira (25) nas cerca de 22 mil lojas cadastradas no sistema – por isso, os dados do mercado como um todo devem ser ainda maiores.

 

Somado ao faturamento das últimas quatro horas de quinta-feira (24), quando as principais lojas e-commerce iniciaram suas promoções, o faturamento saltou para R$2,06 bilhões, em linha com a previsão da Ebit, de R$2,1 bilhões para a edição de 2016. “Os varejistas se prepararam antes e anteciparam muitos descontos das categorias mais buscadas pelos consumidores. Isso acelerou parte das vendas para a quinta-feira, mas os picos de consumo continuaram acontecendo na madrugada de sexta-feira, especialmente entre às 0h e 1h”, explicou Pedro Guasti, CEO da Ebit.

 

Segundo Guasti, a data parece se consolidar no comércio brasileiro e atraiu ainda mais clientes para o e-commerce. “O Black Friday está cada vez mais consolidada no calendário brasileiro do varejo. O crescimento do número de e-consumidores ativos subiu 17%, para 1,955 milhão, dos quais 281.264 usuários novos que fizeram sua primeira compra na internet”, pontuou o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

 

Tíquete

A alta no tíquete médio deve-se principalmente à maior participação de itens de maior valor agregado, porém potencializou uma mudança de comportamento do consumidor. “A crise econômica acabou ajudando a atrair novos consumidores que antes compravam produtos de maior valor agregado somente no varejo físico”, afirmou Guasti.

 

Na opinião do CEO, o bom desempenho do Black Friday deve refletir-se também nas vendas do final de semana e na segunda-feira, conhecida como “Cyber Monday”. “A tendência é que os varejistas que ainda possuem estoque prolonguem suas promoções, praticando descontos semelhantes aos concedidos na noite de quinta-feira (24) e sexta-feira (25)”, concluiu.

Comentários