IMG-LOGO

Pequenas empresas apostam no ecodesign

Por Jeniffer Oliveira - 23 de Junho 2017

Móveis feitos de paletes de madeira são opções de decoração sustentável. Além de contribuírem com o meio ambiente, as pequenas empresas já estão faturando com a transformação de paletes e caixotes de madeira em peças de decoração.

 

A DePaletes Móveis & Decoração, de Manaus (AM), é um exemplo do sucesso em reaproveitar materiais para transformá-los em móveis. Joyce Marinho, uma das responsáveis pela empresa, diz que o negócio começou com uma prática em família de reaproveitar objetos. Quando ficou hospedada em um hotel em que todos os móveis eram feitos de paletes, Joyce percebeu o potencial desse seguimento e começou a fazer algumas peças.

 

A vantagem de trabalhar com paletes é a diversidade de peças que se pode criar, podendo até mesmo produzir camas, estantes e mesas. Entre os objetos mais procurados na DePaletes estão sapateiras-banco, casa para pet, criado-mudo e prateleiras.

 

O investimento de sustentabilidade na criação de móveis, não para no exemplo das pequenas empresas. Não é de hoje que a arquitetura e os designs de móveis e interiores vêm tirando proveito da reutilização de materiais.

 

Cerca de 44 anos atrás, o arquiteto canadense Frank Gehry foi o precursor do ecodesign (design que utiliza materiais de baixo impacto ambiental) ao desenvolver a série de móveis Easy Edges, utilizando papelão ondulado e madeira laminada.

 

De acordo com o último boletim estatístico da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), só em abril deste ano, o Brasil produziu 259.194 toneladas de papelão. Aproximadamente 60% do papel produzido é reaproveitado na confecção de novas embalagens, de materiais para escritório e na produção de móveis.

Comentários