Educação Ambiental da Eucatex retorna em evento presencial
Impactar positivamente crianças para cuidar da natureza: esse é um dos objetivos do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Eucatex. Nesta última quarta-feira, 23, alunos do 6º ano da EMEFEI Florindo Juliani tiveram a oportunidade de participar do retorno do PEA, em evento que ocorreu na Casa da Natureza, um espaço recentemente revitalizado para atividades socioambientais localizado em Bofete (SP).
O PEA é um programa social da Eucatex que tem como objetivo fomentar a conscientização ambiental e promover a educação sobre a atividade florestal na região. Nesta ocasião, os 24 alunos de Bofete foram recebidos pela equipe socioambiental da Eucatex, acompanhados por seus professores, para participar de uma série de atividades voltadas à consciência ambiental.
Durante a visita à Casa da Natureza, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades teóricas e práticas conduzidas pela equipe de consultoria em educação ambiental da Eucatex. As atividades abordaram conceitos ambientais relevantes para a região, incluindo a geografia local, a fauna, os mitos relacionados ao eucalipto e os benefícios das florestas. Além disso, dinâmicas interativas, como o simulador de erosão, pirâmide da vida e encadeamento, fizeram parte da programação. Os alunos também puderam visitar o viveiro de mudas da Eucatex, guiados pelos especialistas.
Conforme a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Bofete é uma das cidades que está na região que concentra mais de 40% da área no afloramento do Aquífero Guarani. O assunto foi tratado na palestra para as crianças, já que esta região é conhecida como uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo e a maior da América do Sul. O Aquífero é uma formação geológica com muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas que ficam confinadas em rochas a centenas de metros de profundidade. Além disso, o Aquífero Guarani se espalha também pelos territórios da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, sendo que pelo menos 70% dele está no Brasil. A ação contou com a presença da equipe socioambiental da Eucatex, composta por Luísa Pereira Marques (supervisora socioambiental), Rafael Carvalho de Pinto (analista socioambiental), Olavo Costa Candolo (analista de tecnologia e meio ambiente) e Josiane Borraschi Siqueira (analista socioambiental).
Projeto em cidade do interior paulista, resultado para todo o mundo Nicolas, de 13 anos, compartilhou sua empolgação em conhecer a flora e a fauna locais por meio das palestras sobre silvicultura e animais da região; enquanto Pablo Daniel, de 10 anos, expressou seu entusiasmo por aprender sobre o planeta e a reciclagem. “Eu aprendi mais sobre as plantas e como elas nascem. Vou sair daqui fazendo diferente, fazendo o bem para minha cidade porque aí posso chamar mais pessoas a fazer isso também!”, comentou Pablo. O programa teve um impacto notável nos alunos, inspirando-os a cuidar melhor de seu ambiente e compartilhar suas experiências positivas com a comunidade.
A professora Bruna Isis da Silva, do 6º ano da EMEFEI Florindo Juliani, destacou a riqueza de conteúdo do programa, especialmente relacionado aos tópicos abordados em sala de aula. “Acredito que meus alunos gostaram muito da experiência! Foi muito rico em conteúdo e eles estão aprendendo neste bimestre muitos assuntos relacionados ao que foi abordado aqui, inclusive sobre preocupação com o meio ambiente, então acho que foi bem legal. A parte que eu mais gostei dessa ação foi conhecer o viveiro da Eucatex. Minha mãe trabalha aqui há mais de 10 anos e até então eu não conhecia esse espaço!”, comentou Bruna.
Com uma trajetória de 17 anos na empresa, o analista da Eucatex Rafael de Carvalho Pinto relembrou sua própria experiência como aluno no PEA e como essa vivência influenciou sua carreira. “Eu não me recordo o ano certinho, mas foi em 2001 ou 2002 que eu participei do programa de educação aqui na Eucatex com o pessoal da escola pública que eu estudava. Eu tinha uns 9, 10 anos e morava em Bofete. Foi bem importante participar do PEA. Quando a gente é criança não temos muita noção de como a empresa trata a questão ambiental. Então a gente teve esse primeiro contato com a natureza e a atividade da Eucatex… Em relação à fauna, em relação a recursos hídricos, foi bem impactante. Eu fiz técnico ambiental, fiz gestão ambiental, e com certeza a vinda aqui já naquela época foi um pontapé inicial pra poder seguir essa carreira”.
Além das atividades práticas, Rafael lembra que os alunos plantavam árvores no local. “Na época, cada sala vinha e fazia o plantio de uma árvore. Era identificada… Acredito que esse bosque no fundo já tenha na faixa de uns 20, 25 anos mais ou menos… E uma dessas árvores foi a gente que plantou!”, contou entusiasmado, ressaltando a importância de fornecer às crianças uma base sólida de responsabilidade ambiental e o papel das empresas em promover a conscientização e educação ambiental.
Sobre o PEA
O PEA é uma iniciativa duradoura da Eucatex, que começou em 1999 a fim de engajar a comunidade escolar e a sociedade em geral na promoção da consciência ambiental e na valorização da atividade florestal sustentável. Através do programa, a Eucatex reafirma seu compromisso contínuo com a educação e a preservação do meio ambiente.
Para mais informações sobre o Programa de Educação Ambiental da Eucatex e como participar, as instituições interessadas podem entrar em contato através das secretarias de educação municipais de Bofete ou Salto (SP) ou acessar o Canal de Comunicação por meio do link: linkfly.to/eucatex.
Comentários