Em janeiro, vendas de móveis variam -0,8%
Em janeiro de 2019, o comércio varejista nacional variou 0,4% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 2,1% em dezembro. A média móvel trimestral para o varejo, após a estabilidade no trimestre encerrado em dezembro (0,0%), foi de 0,5% no trimestre encerrado em janeiro.
Na série sem ajuste sazonal, no confronto com janeiro de 2018, o comércio varejista cresceu 1,9%, sexta taxa positiva seguida. Já o acumulado nos últimos doze meses passou de 2,3% em dezembro para 2,2% em janeiro.
As vendas de móveis não foram positivas, mas, se serve de consolo, já não estão caindo tanto. Por exemplo, em dezembro, na comparação com igual mês do ano anterior, a queda no volume de vendas foi de 6,1%, enquanto em janeiro, na mesma base de comparação, o recuo foi de 0,8%. De todo modo, a taxa anualizada ainda é elevada, saindo de 3,3% em dezembro para 3,4% nos últimos 12 meses encerrados em janeiro.
O setor mais próximo de móveis, o de eletrodomésticos, registrou em janeiro queda no volume de vendas na casa de 3,3%.
Quando analisamos a receita nominal de vendas, os números de janeiro são positivos para o setor de móveis. Comparando com janeiro de 2018, há elevação de 2,8%, o que se justifica pela inclusão de parte da inflação verificada no período. A taxa anualizada, variou de -2,4% em dezembro para -2,1% em janeiro, sempre na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores.
No comparativo com eletrodomésticos, móveis apresentaram resultados melhores. Em janeiro eletrodomésticos registraram alta de 0,6% em relação a janeiro de 2018 e na taxa anualizada o recuo é de 1,1%.
Comentários