IMG-LOGO

Em sua 30º edição, Congresso Movergs volta a ser presencial

Revisado Natalia Concentino - 10 de Outubro 2022

Desde 1989, profissionais da cadeia moveleira se reúnem em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, para atualizar seus conhecimentos no Congresso Movergs – realizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, entidade que representa o segundo estado que mais produz móveis no Brasil. A 30ª edição do evento, nesta terça, dia 11 de outubro, promete ser emblemática. Alinhado à realidade pós-pandêmica, que promoveu desafios e oportunidades, o Congresso reunirá especialistas em economia, negócios e comportamento para apresentar temas pertinentes ao presente e ao futuro da cadeia moveleira.

 

A indústria de móveis do RS, que em 2019 já vinha enfrentando problemas como escassez de matérias-primas e altos custos de fretes internacionais, foi diretamente impactada pelo coronavírus quando a pandemia ganhou proporção global, no primeiro trimestre de 2020. No segundo semestre daquele ano, porém, as empresas iniciaram sua jornada de retomada, atendendo a um aumento exponencial no consumo interno e nas exportações – tanto que a cadeia moveleira gaúcha encerrou 2021 com recorde de faturamento e geração de empregos. Agora, a guerra na Ucrânia e a instabilidade econômica brasileira acendem um novo alerta aos empresários: é preciso estar preparado para mais um período de incertezas.

 

De acordo com o presidente da Movergs, Rogério Francio, a programação do Congresso foi pensada justamente para situar os profissionais sobre os movimentos econômicos da atualidade, inspirar e despertar insights para ações futuras. “Informações de qualidade são cada vez mais importantes para embasar as tomadas de decisões tanto em relação ao posicionamento no mercado quanto à cultura interna. Por isso, convidamos especialistas referência em suas áreas para que as empresas possam se tornar mais fortes, competitivas e estratégicas”, explica.

 

No circuito de palestras estarão os economistas Marcos Lelis (Unisinos) e Rodolfo Margato (XP Investimentos); o CEO do Rock in Rio, Luis Justo; o filósofo Luiz Felipe Pondé e o vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da MadeiraMadeira, Santiago Antoranz Pons.

 

PROGRAMAÇÃO

 

7h30: Recepção

 

8h15: Abertura oficial – Rogério Francio (presidente da Movergs)

 

8h30:  Dados do setor moveleiro 

Apresentação: Marcos Lelis (economista da Unisinos)

 

09h15: Perspectivas econômicas para 2023. Quais os impactos sobre o setor moveleiro?

Apresentação: Rodolfo Margato (economista da XP Investimentos)

 

10h: Palestra sobre mercado com apresentação do case “CabeCasa – a experiência do consumidor”

Apresentação: Santiago Antoranz Pons (vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da MadeiraMadeira)

 

11h: Palestra “O Desafio da Mudança”

Apresentação: Luiz Felipe Pondé (filósofo)

 

12h: Economia da experiência – todo negócio deve ser visto como showbusiness

Apresentação: Luis Justo (CEO do Rock in Rio)

 

13h: Encerramento

 

leia: Circuito Paranaense do Mobiliário terá novo formato em 2023

 

SOBRE OS PALESTRANTES

 

Luiz Felipe Pondé: um dos filósofos contemporâneos mais aclamados no Brasil, já participou de diversos debates em todos os meios de comunicação – especialmente em veículos de televisão, incluindo colaboração como produtor de conteúdo. Ministra incontáveis cursos por todo o país, além de somar uma carreira sólida como escritor e atuação acadêmica de grande consistência. “O homem insuficiente”; “Conhecimento na desgraça”; “Do pensamento no deserto” e “Contra um mundo melhor” são algumas de suas obras com cunho filosófico e questionador.

 

Luis Justo: engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, trocou uma carreira estável no mercado financeiro pelo sonho de ser empreendedor. O primeiro cargo de CEO veio aos 28 anos, após trabalhar por cerca de quatro anos empresa do ramo varejista. Há sete anos comanda o Rock in Rio – maior festival de música do Brasil.

 

Marcos Lelis: doutor em Economia, é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também coordena o grupo de pesquisa Economia Internacional e Competitividade e o curso de Graduação em Economia. É consultor de diversas instituições públicas e privadas – entre elas Sindmóveis, Abicalçados; ApexBrasil e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Rodolfo Margato: economista mestre em Economia Aplicada pela USP. Atuou na área de estudos e pesquisas econômicas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e como economista de pesquisa macroeconômica do Banco Santander. Atualmente, atua como economista da XP Investimentos.

 

Santiago Antoranz Pons: formado em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Politécnica de Madrid. Já trabalhou na sueca Ikea – maior varejista de móveis do mundo – ocupando diferentes posições de liderança na Europa, no Brasil, na América Latina e na América do Norte. Em 2018, entrou como conselheiro executivo da startup de bicicletas elétricas Vela Bikes. Após quase 14 anos de trabalho executivo, começou a trabalhar na MadeiraMadeira, onde atualmente é vice-presidente.

 

SOBRE A MOVERGS

 

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as 2.409 indústrias do setor moveleiro gaúcho – uma potência que, no primeiro semestre de 2022, registrou faturamento de R$ 5.415.764.261. Há 35 anos, a Movergs trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.

 

Comentários