IMG-LOGO

Empresa mecânica x Empresa Orgânica

03 de Fevereiro 2022

De tempos em tempos, o mundo passa por profundas transformações, e o modo de agir, que antes era absolutamente correto, passa a não ter mais sentido. Estamos vivenciando uma dessas transformações no mundo corporativo, a mudança do modo de agir de uma empresa mecânica, transformando-se em orgânica.

 

Em alguns artigos sequenciais vou comentar algumas das características que são exigidas hoje dos profissionais. Primeiro, é importante saber o que é uma empresa mecânica. Neste tipo de administração, as pessoas são vistas como peças facilmente substituíveis, e elas não se importam umas com as outras.

 

O foco está voltado apenas para o lucro, e, como consequência disto, o resultado é obtido independentemente dos meios, levando-se a uma gestão que é orientada pelo paradigma do ganha-perde, ou seja, para a empresa ganhar alguém precisa perder.

 

Em uma empresa orgânica a situação é completamente diferente, as pessoas são vistas como pessoas de valor, cada uma é vista como colaboradora da estrutura e, como consequência, o ambiente de trabalho é leve e agradável, com as pessoas se importando umas com as outras.

 

Existe uma preocupação com o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual, ou seja, com o ser como um todo, e, como consequência, o resultado é obtido respeitando a ética e os valores humanos, pois em um ambiente orgânico todos querem o bem comum, trabalhando sempre o ganha-ganha e com alguma missão e engajamento maior.

 

No próximo texto vou falar um pouco como se dá a liderança em cada um desses tipos de empresas.

 

Com este artigo, a partir de agora você vai ter mais ideias e dicas de Luiza Helena neste espaço, criado para que grandes líderes brasileiros dividam sua experiência com empresários da cadeia moveleira. Um novo serviço da Móveis de Valor.

 

Ari Bruno Lorandi

Diretor

Comentários

Luiza Helena Trajano
Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil. Também atua como Conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF e Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. Foi primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.