Empresários querem expandir
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que, em janeiro, o empresariado esteve mais disposto a contratar e investir em comparação com o mesmo período do ano passado. O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo (IEC), apurado mensalmente pela FecomercioSP, foi de 85,1 pontos em janeiro. Na comparação com o mesmo mês de 2016, quando o índice registrava 72,1 pontos, houve crescimento de 18,1%.
De acordo com a instituição, os dois subíndices do IEC registraram resultado positivo. O índice que mede a Expectativa para Contratação de Funcionários teve alta de 22,3% e atingiu 104,8 pontos. Já o Nível de Investimento das Empresas, que sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos, registrou crescimento de 12% em relação a janeiro de 2016, ao passar de 58,4 para 65,4 pontos.
O IEC é medido mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.
Comentários