E-commerce fatura milhões
A vontade de levar a experiência de decorar para o consumidor, além da simples venda de produtos, foi a motivação para Nelson Fiorin e seu sobrinho, Thiago Fiorin Gomes, criarem as LojasKD, hoje um dos maiores e-commerces de móveis e decoração do Brasil, com faturamento anual de R$ 60 milhões. A história de Nelson com móveis é antiga. Formado em um curso técnico de contabilidade, o paranaense de 61 anos começou a trabalhar cedo, já aos 15 anos. Aos 24 arranjou emprego como contador em uma indústria de móveis, onde adquiriu experiência no setor.
As primeiras LojasKD foram criadas em 1997, em Curitiba. “Montei três lojas no mesmo dia. As levei por algum tempo, mas tínhamos uma expectativa de crescimento que não se realizou”, conta o empresário, relembrando a frustração. A ideia para a loja virtual veio em 2003, por meio do sobrinho. Formado em design, Thiago, hoje com 35 anos, tinha uma empresa de gestão de e-commerces, administrando sites de diversos segmentos. A experiência com internet ajudou a tirar a ideia do papel, mas o modelo de negócio enfrentou resistência dos fornecedores do setor.
“Quando começamos, existia uma interrogação: como vender móveis virtualmente? Muitos fornecedores foram se dar conta de que poderia funcionar quando viram nosso modelo. Antes, não acreditavam. Era uma dificuldade enorme para conseguir imagens de produtos. Os responsáveis pela produção queriam fazer fotos apenas para lojas físicas, em forma de catálogos e panfletos”, recorda João. Para Thiago, o segredo foi tirar o medo das pessoas de comprar pela internet. “O grande motivador de compra é conseguir passar tranquilidade para o cliente. Ninguém compra em uma loja em que não confia.”
A confiança foi aumentando à medida que o e-commerce tornou-se mais popular no Brasil. “As pessoas foram conversando com seus amigos, com seus vizinhos, e vendo que todo mundo passou a comprar virtualmente”, lembra o empresário.
Comentários