Empresas apostam no prêmio da Movelpar
A primeira edição do Prêmio Movelpar de Design vai anunciar seus vencedores na próxima terça-feira (19), durante a realização da 12ª edição da Movelpar, no Expoara, em Arapongas (PR). A iniciativa conta com 33 produtos pré-classificados para a fase final de julgamento, 23 deles foram inscritos por empresas expositoras da feira na categoria Médias e Grandes Empresas, os outros 10 foram inscritos por empresas que integram o Arranjo Produtivo de Móveis do Norte do Paraná na categoria Sebrae/APL de Móveis.
A expectativa das empresas para os resultados é grande, mas o maior ganho está sendo a oportunidade de mostrar ao mercado o trabalho que as indústrias realizam na inserção do design como diferencial competitivo. “Estamos sempre investindo em pesquisas e design, observando tendências e trazendo elas para os nossos produtos. Estar no Prêmio Movelpar de Design confere visibilidade à marca e ao trabalho que estamos realizando para oferecer produtos que atendam às expectativas do consumidor. A direção da Caemmun nos incentivou muito a participar justamente porque o prêmio é uma vitrine que destaca a nossa capacidade de inovar e a tecnologia que utilizamos em cima das tendências mundiais. E o reflexo acontece nos negócios, na valorização dos produtos e na divulgação da empresa”, destaca o designer da Caemmun, Gilson Vaz.
O engajamento dos colaboradores em torno da participação no prêmio mostrou ainda o quanto os desafios motivam as equipes a inovarem. “O nosso primeiro ganho com o Prêmio Movelpar de Design foi com o forte engajamento de todos os colaboradores da empresa em torno do planejamento do produto inscrito neste desafio. Esta iniciava nos estimulou a pôr em prática ideias que já estávamos amadurecendo e que refletiam as tendências do mobiliário em nível internacional. Usamos a mistura de materiais para criar diversidade. Contudo, o grande diferencial do Prêmio Movelpar será a visibilidade que vai proporcionar às empresas do polo moveleiro para contarem sobre como é feito o desenvolvimento dos seus produtos, o cuidado com o planejamento e os critérios com o design baseado em tendências que o consumidor valoriza. Vamos ampliar com o Prêmio o conceito de que mesmo móveis com preços acessíveis imprimem cuidados com estética, com soluções de design sintonizadas com as tendências mundiais”, afirma a conselheira administrativa da Colibri, Márcia Aquino.
Já para o diretor comercial da Poliman, Marco Antônio Poliseli, o Prêmio Movelpar foi um estímulo para que a empresa avançasse em um novo projeto. “No dia a dia acabamos não tendo tempo de inovar. E a existência do Prêmio impulsionou a nossa capacidade de criar, como uma oportunidade para apostar em algo diferente, sustentável e que poderá significar a abertura de um novo mercado, com um posicionamento aliado a design, diferencial e competitivo. A participação no Prêmio nos motivou a apostarmos nesta nova frente de negócio, tanto que inscrevemos produtos em cinco categorias”, ressalta.
A torcida para estar entre os vencedores também animou os parceiros das indústrias. “Fomos incentivados pelo escritório de design a participar do prêmio com um produto que tem toda a chance de balizar a criação de uma linha completa para produção em série. Inovamos em detalhes que agregam diferenciais. A Movelpar é uma feira renomada e a possibilidade de receber uma premiação no evento traz um ganho muito interessante para a marca que pode ser explorado como uma estratégia de marketing focada em venda”, avalia o diretor comercial da Madetec, Giancarlo Bega Pizza.
Jurados renomados
O prêmio recebeu a curadoria da jornalista Mônica Barbosa, reconhecida como a voz do design no Brasil, e do apresentador Marcos Batista, à frente do programa Inova360, exibido pela Record News. O júri é formado por Paulo Alves, especialista no uso da madeira, Lívia Pedreira, dirigente da CasaCor, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, e Ivo Pons, arquiteto, designer, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O troféu, de autoria de Paulo Alves, faz alusão à forma de um diamante lapidado, com muitas facetas que representam algumas das milhares de espécies de madeiras brasileiras, que podem contribuir com o desenvolvimento da indústria moveleira. “Temos excelentes nomes no cenário do design nacional e fábricas com grande capacidade para implementar o design como ferramenta para alavancar os negócios com o diferencial necessário ao mercado atual”, afirma Paulo.
Lívia Pedreira afirma que as premiações que reconhecem o design são muito importantes para incentivar os investimentos na área. “Toda iniciativa dessa natureza é bem-vinda, pois revela talentos e confirma estratégias das indústrias locais no investimento do design como importante ferramenta para seu sucesso e sua longevidade”, acrescenta.
Critérios de julgamento
Os critérios para o julgamento final envolvem inovação e produção (grau de inovação e viabilidade da produção); funcionalidade (usabilidade e ergonomia); estética (apelo emocional e ambientação); e sustentabilidade e responsabilidade (uso consciente dos recursos).
Cada uma das oito modalidades da categoria Grandes e Médias Empresas será premiada do 1º ao 3º lugar. A categoria Sebrae/APL de Móveis também premia os três melhores projetos. O julgamento será realizado na segunda-feira (18), entre 14h e 16h. O anúncio dos vencedores e a premiação acontece na terça-feira dia 19, das 15 às 16 horas.
O Prêmio Movelpar de Design tem o apoio da Abimóvel e da Apex-Brasil, além do patrocínio da Berneck.
Comentários