Empresas oferecem softwares para gestão
Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil e requer experiência, capacidade técnica e muita organização. No mercado, existem ferramentas que podem auxiliar e facilitar a rotina administrativa de uma empresa, seja ela indústria ou varejo, que podem ser implementados e até mesmo desenvolvidos de acordo com a real necessidade de cada uma delas.
“Os softwares de gestão promovem a automatização de tarefas manuais, o controle sobre as operações e a fluidez dos processos diários e, quando implantados de maneira correta, permitem maior visibilidade de todo o desempenho da organização, aumentando os níveis de produtividade e eficiência e garantindo economia de tempo e recursos”, afirma o diretor de gestão da Promob, Edgar Marconi.
Com a implantação de softwares adequados de gestão, as empresas conseguem organizar melhor as informações, facilitando a sua consulta, seja através de relatórios, tabelas, gráficos, ou qualquer outra forma de apresentação que auxilie determinado profissional a ser mais assertivo na sua função. Carlos Sacco, diretor de marketing da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) diz que os programas de gestão são fundamentais para o sucesso de um negócio. "Num mercado cada vez mais competitivo, é importante ter produtividade, ou seja, fazer mais com menos. E os softwares ajudam a ganhar eficiência", declara.
Em geral os softwares de gestão tem como principal objetivo racionalizar os processos de entrada e saída de dados, bem como facilitar o seu compartilhamento por toda empresa. De acordo com Glauber Longo, diretor comercial da Top Solid, de São Paulo (SP), isso é fundamental para sistematizar as sequências de ações dentro de cada departamento, bem como a transição destes dados entre os diversos departamentos da empresa. “Quando bem escolhido e implantado, um software de gestão auxilia na redução dos custos das operações, através do aumento da produtividade. Isso é possível pela maior qualidade e rapidez do processo de tomada de decisões que leva a melhoria dos resultados econômicos, financeiros e operacionais de uma empresa”.
Vale ressaltar porém que um software, seja ele qual for, não vai trazer nenhum benefício ao cliente se ele não for corretamente implantado e utilizado. “Tão importante quanto dispormos de excelentes softwares é oferecermos uma mão de obra especializada que auxilie o cliente na importante tarefa de implantar a tecnologia. Não é possível tomar boas decisões com base em dados ruins, e esta é normalmente a principal razão para o insucesso da implantação de um sistema”, avalia.
Confira a matéria completa na edição 149 da Móveis de Valor.
Comentários