IMG-LOGO

Endividamento de famílias segurou vendas do varejo

Por Edson Rodrigues - 14 de Novembro 2012
De acordo com pesquisa do IBGE, as venda de móveis e eletrodomésticos recuaram 1,5% em setembro, comparado a agosto. A técnica da Coordenação de Serviços e Comércio, Aleciana Gusmão, afirmou que o aumento no nível de endividamento das famílias levou a um ritmo mais moderado nas vendas do varejo em setembro.
“Mas, em agosto de 2012, as famílias atingiram o maior nível de endividamento de toda a série histórica”, justificou Aleciana sobre a perda de fôlego do setor em setembro.
Na passagem de agosto para setembro, o volume de vendas no varejo ampliado recuou 9,2%, a maior queda desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, em janeiro de 2003. A queda nos preços também vinha ajudando o setor de móveis e eletrodomésticos. Os produtos eletroeletrônicos ficaram 6,6% mais baratos nos 12 meses encerrados em setembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas, nesse segmento, houve antecipação de compras em agosto, o que prejudicou o desempenho da atividade no mês seguinte, de acordo com o IBGE.

Comentários