IMG-LOGO

ES terá App que avalia menor preço no varejo

Por Jeniffer Oliveira - 20 de Outubro 2017

Um aplicativo gratuito para encontrar o menor preço de produtos no varejo, desde medicamentos até móveis, deve chegar ao Espírito Santo até o final do primeiro semestre de 2018. Denominado Menor Preço Espírito Santo, o app será desenvolvido com base no modelo já disponibilizado aos consumidores paranaenses, o Menor Preço Paraná. Além da melhor oferta por item, o usuário também poderá consultar o endereço do estabelecimento que oferece o produto mais em conta.

 

Os preços serão atualizados em tempo real, com base no valor do produto na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Toda vez que um estabelecimento emitir uma NFC-e, os dados dos produtos descritos nela serão enviados automaticamente para o aplicativo. Enquanto o app vai ajudar o consumidor a encontrar os melhores preços, para o governo o sistema vai possibilitar um aumento na arrecadação devido à elevação na emissão de notas ficais e do número de empresas usando o sistema.

 

De acordo com o secretário da Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal, hoje o Estado emite mais de 2 milhões de NFC-e por mês. “Temos cerca de 3,2 mil estabelecimentos operando com a nota eletrônica no Espírito Santo. Hoje a adesão do sistema ainda não é obrigatória, mas o cadastramento será obrigatório em 2018 e o número de empresas deve crescer em dez vezes”, explicou o secretário. Bruno Funchal ainda afirma que será possível um controle muito mais próximo das operações on-line e acredita que as pessoas vão querer participar deste aplicativo. “Os proprietários de estabelecimentos precisarão ter a nota eletrônica para aparecer no sistema, isso tende a gerar uma redução de sonegação de impostos e maior arrecadação do governo” complementa Funchal.

 

A ferramenta fará um comparativo de preços dos produtos entre os estabelecimentos cadastrados para apresentar aquele mais barato ao usuário. Qualquer usuário que tenha os sistemas iOS e Android poderá baixar gratuitamente o aplicativo na sua loja virtual. Para descobrir o valor de um produto, será preciso que o usuário faça uma leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar, ou apenas digite o nome do item desejado no campo de busca do aplicativo. O aplicativo ainda permitirá armazenar os dados de pesquisa dos produtos comprados e pesquisados pelo usuário, saber se o preço do produto é uma promoção ou não, fazer uma lista de itens e calcular o índice de inflação dos produtos.

Comentários