Escola de madeira vence prêmio internacional
O projeto arquitetônico Aldeia das Crianças, uma escola rural de Formoso do Araguaia (TO), venceu o Prêmio Internacional Riba 2018, competição que ocorre a cada dois anos no Reino Unido. A escola concorria com outras 20 construções de 16 países e desbancou projetos de Budapeste, Milão e Tóquio, que estavam entre os quatro finalistas.
O complexo projetado por Marcelo Rosenbaum e pelo grupo Aleph Zero foi anunciado vencedor na última terça-feira (20). Ao divulgar o vencedor, o Riba justificou a escolha pela escola brasileira por "exemplificar a excelência em design e a ambição arquitetônica e oferecer um impacto social significativo".
No projeto, localizado na zona rural de Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, foi realizado um resgate cultural, com incentivo a técnicas de construção local, valorizando a beleza indígena e introduzindo noções de pertencimento, necessária para o desenvolvimento das crianças que são internas na escola.
A instituição é mantida pela fundação de um banco privado e atende cerca de 800 alunos, alguns inclusive moram no local. O objetivo era tornar o espaço um ambiente com valor de lar. Por isso, a escola foi organizada em duas vilas, uma masculina e outra feminina. Os dormitórios foram transformados em 45 unidades para seis alunos cada. A ideia de redução de alunos por quarto, era melhorar a qualidade de vida das crianças, mantendo a individualidade.
Na escola também há espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, varandas, pátios e redários. Além de abrigar maior número de crianças, o objetivo das vilas é aumentar a autoestima dos jovens.
O Riba não é o primeiro prêmio internacional conquistado pela Aldeia das Crianças. Em fevereiro, o projeto recebeu o prêmio de Arquitetura Educacional, da Building of the Year 2018.
(Com informações do G1)
Comentários