IMG-LOGO

Já estão abertas as inscrições para o Ecoselo

As inscrições para o Ecoselo do Programa de Gestão Ambiental do Polo Moveleiro de Arapongas 2019 foram abertas neste mês, e se encerarão no próximo dia 15. O projeto é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (Sima) e conta com o apoio e patrocínio do Sebrae/PR e Arauco S/A. A participação pode ser efetivada no escritório do Sebrae/PR, em Arapongas, e as micros e pequenas empresas terão a opção de subsídio das consultorias via Sebraetec.

Os ganhadores receberão o selo de responsabilidade ambiental, Ecoselo, emitido pelo Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG), que possui validade de um ano e ainda pode ser usado em embalagens e materiais publicitários.


Para receber a certificação, as indústrias participantes são visitadas pelos auditores, que fazem um diagnóstico, apontam as não-conformidades e onde cada uma atendeu ou não atendeu aos requisitos, que são: a segregação de materiais, reaproveitamento e destinação correta de resíduos e a não contaminação da água. A partir desta avaliação, cada fábrica é classificada de acordo com a pontuação de conformidade. Se atingir entre 70% a 79% dos requisitos, leva o selo Bronze; de 80% a 89%, o Prata; de 90% a 100% o ouro.


Desde 2017, a categoria Diamante também faz parte do processo. “O selo Diamante é concedido para quem atende acima de 90% e ainda faz algo a mais, participa de programas de responsabilidade social ou oferece ginástica laboral para os funcionários, por exemplo”, explica o presidente do Cetec ONG, João Angelo Tudino.


O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, diz que a certificação reconhece e valoriza as fábricas que possuem sistemas eficientes de gestão e diminuição de resíduos. Ele garante que o projeto irá mostrar aos funcionários, fornecedores e clientes que a empresa é aberta a consultorias e auditorias externas, além de garantir que o negócio está em conformidade com as leis ambientais. “Esse conjunto de fatores passa segurança e credibilidade”, afirma Rubens.

O presidente do Sima, Irineu Munhoz, adianta que a intenção é expandir a certificação para todo território nacional. “Com o Ecoselo, as empresas mostram seriedade e responsabilidade ambiental. A tendência é os clientes procurarem cada vez mais por produtos ambientalmente corretos”, argumenta Irineu.

 

Comentários