IMG-LOGO

Estudantes criam móveis para crianças da Apae

Por Edson Rodrigues - 01 de Abril 2013
Um projeto promovido por alunos de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo (SP), ajudou a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), de Potim (SP), com móveis para a nova brinquedoteca da associação. Durante o segundo semestre de 2012, os alunos projetaram estantes multicoloridas para livros infantis, cadeiras com estampas circulares e até uma cabana com um quadro negro. 
De acordo com Denise Xavier, coordenadora do projeto, a preocupação no desenho de móveis para qualquer grupo infantil é desenvolver a autonomia, mas a necessidade é ainda maior no caso das crianças com deficiência intelectual. “Se essas crianças sentem-se mais seguras e autônomas, resgatam a possibilidade de interação de igual para igual com as outras”, explica.
O design de cada peça enfatizou uma característica do trabalho de um artista plástico brasileiro. O nicho de leitura, por exemplo, faz menção às ondulações dos quadros de Tomie Ohtake. Assim, espera-se ensinar as crianças a perceber melhor as formas, cores e texturas dos objetos. Além de estimularem os sentidos, os móveis são, obviamente, acessíveis. É o caso do Kit Quadro, cuja lousa é inclinada, fazendo com que rabiscar fique mais fácil para quem está sentado numa cadeira de rodas.

Comentários