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Estudo da Ikea mostra o que faz as pessoas felizes em casa

Revisado Natalia Concentino - 16 de Janeiro 2024
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No relatório deste ano, a IKEA refletiu sobre uma década de dados recolhidos junto a mais de 250.000 participantes nas pesquisas em todo o mundo, para identificar as oito necessidades essenciais para uma vida melhor em casa – controle, conforto, segurança, carinho, pertencimento, prazer, realização e aspirações.

 

O relatório descobriu que aqueles que muitas vezes sentem que as suas necessidades emocionais são satisfeitas, são muito mais positivos em relação ao futuro: 47% sentem-se positivos em relação ao seu futuro.

 

“Agora que temos a fórmula para criar uma vida melhor em casa, queremos ajudar o maior número possível de pessoas a aliviar as grandes tensões que atrapalham – seja encontrar privacidade suficiente ou fazer escolhas mais sustentáveis ​​– e colocar a casa no centro de viver bem", afirma Belén Frau, gestora de comunicação global da IKEA. "Temos o conhecimento e as soluções para dar a todos a oportunidade de ter uma vida melhor em casa.”

 

O relatório deste ano também indica que: os animais de estimação aumentam a felicidade em casa (52% dos pesquisados afirmam que a casa é o seu lugar preferido no mundo, e este número sobe para 60% das pessoas que têm animais de estimação); uma casa de sonho é igual a uma vida de sonho (72% dizem que é importante ter uma casa que os ajude a sentirem-se positivos em relação ao futuro, e o sono é a arma secreta para um dia a dia melhor; 40% dizem que uma casa arrumada e organizada os faz sentir mais contentes e descontraídas; quase três quartos (72%) das pessoas que pensam que hoje vivem de forma sustentável também se sentem positivas em relação à sua vida atual em casa;  e 40% das pessoas que se sentiram mais positivas em relação à sua casa também viram um impacto positivo na sua saúde mental durante o ano anterior. 

 

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Surpreendentemente, uma em cada três pessoas afirma que se sente mais em casa fora do espaço onde vivem. Em fevereiro, o primeiro Relatório de Vida nas Comunidades dos Centros Urbanos irá explorar o que faz as pessoas se sentirem em casa para além do seu ambiente doméstico.

 

Pela primeira vez, o relatório deste ano também imagina uma variedade de futuros possíveis para a vida em casa em 2030 e além, imaginando diferentes cenários futuros, onde: familiares distantes participam do almoço de domingo em forma de holograma; o papel de parede biosolar usa algas para gerar eletricidade a partir da luz solar; e as cadeiras são criadas por impressoras 3D usando um composto de cogumelo.

 

Katie McCrory, líder global do Relatório Vida em Casa, da IKEA, acrescenta: “Ao longo dos anos, tornou-se claro que a forma como nos sentimos em relação a casa tem um enorme impacto na forma como nos sentimos em relação a nós mesmos. A investigação mostra que, ao fazermos mudanças positivas na nossa casa, podemos criar um enorme impacto nas nossas vidas e nas comunidades que nos rodeiam. Uma vida melhor realmente começa em casa!”

 

Clique aqui para acessar o relatório completo.

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