EuroCucina 2024 olha para o futuro: prévias
A responsabilidade ambiental, econômica e social é o fio condutor que atravessa instalações, cenografias, projetos, palestras e experiências de degustação que acompanham a bienal EuroCucina / FTK, Technology For the Kitchen. Sob a bandeira da inteligência artificial, do ecossistema e das neurociências.
O espaço não é apenas percepção visual, mas também a esfera altamente emocional de quem o vive e por ele passa. Ao redefinir o layout da EuroCucina 2024, Lombardini22 – profissionais especializados em design estratégico, Neurociências e Design Universal – investiga os motivos que levam as pessoas a escolherem uma direção em vez de outra ao se movimentarem em um espaço.
Para envolver os visitantes no decorrer do layout da exposição, melhorando a experiência de visita aos salões, sob a orientação de Cristian Catania, diretor do projeto Reinventing Fair, o grupo sediado em Milão analisou as reações emocionais e inconscientes das pessoas.
Realidade Virtual e Layout
Através do processamento de realidade virtual, Lombardini22 em colaboração com o centro de pesquisa MySpace Lab comparou o novo layout em anel do pavilhão EuroCucina / FTK, Technology For the Kitchen com o arranjo tradicional. Os dois diferentes modelos de RV foram submetidos à atenção de 30 pessoas e a análise mostrou que o layout em forma de anel cria caminhos, áreas de descanso e serviços mais amplos e intuitivos e favorece melhor visibilidade dos espaços expositivos.
No que diz respeito ao layout tradicional do tabuleiro de xadrez, notam-se inúmeras vantagens técnicas, mas ao mesmo tempo a presença de muitos percursos que podem fazer com que os visitantes percam o rumo.
EuroCucina/ FTK, Technology For the Kitchen receberá 100 expositores (35% deles estrangeiros) em um espaço de 24.000 metros quadrados nos Pavilhões 2 a 4.
Os quartos dos sonhos de David Lynch
“Interiores de David Lynch. Uma Sala de Pensamento” ( Pavilhões 5-7 ) é o título da instalação do mestre cineasta, um lugar para se perder, mas também uma porta simbólica para o Evento.
Lombardini22 definiu o perímetro curvilíneo que, constituído por uma cortina de palco cor de vinho, dá acesso à área de 50 metros quadrados destinada à obra.
Realizado em colaboração com o Piccolo Teatro di Milano e com curadoria de Antonio Monda, o projeto encena os conceitos imaginários e artísticos de David Lynch, com a sua paixão pelo design e capacidade de criar mobiliário aproximando-o cada vez mais do Salone del Mobile.Milano.
A combinação comida-design
Lombardini22 projetou o espaço central dedicado ao design alimentar para contar a história do presente e do futuro da alimentação. Um grande palco em forma de estrela onde se revezarão uma revista especializada, um performer, um artista ou uma série de designers de alimentos de todo o mundo.
São duas áreas: a funcional, com oficina e bancada, e o espaço expositivo de livros e revistas sobre food design. Entre as duas salas, a parede técnica à prova de fogo transforma-se em tela para projeções de vídeo.
Veja galeria:
https://www.salonemilano.it/en/articles/eurocucina-2024-looks-future-previews
Comentários